Emprego

Quer ser mais esperto, mais feliz e menos stressado? Faça exercício físico

Fazer exercício físico só traz vantagens
Fazer exercício físico só traz vantagens Foto: D.R.

Está provado: o exercício físico afeta positivamente o cérebro. Por isso, largue o sofá e prepara-se para o jogging.

Quem o diz é John Ratey, investigador de Harvard, que no seminário do MIT Media Lab Wellbeing, no ano passado, descreveu os efeitos surpreendentes de aptidão no cérebro e que pode conferir neste vídeo e depois ler no resumo logo abaixo.

Assim, o exercício físico torna as pessoas.

  1. 1. Mais inteligentes. Para o provar, o investigador aponta um estudo sueco que analisou 1,2 milhões de jovem com 15 anos que praticam fitness ao nível do QI e depois de novo quando iniciam o serviço militar obrigatório. Os resultados não deixam margem para dúvidas: estes jovens estão mais aptos do que os que nunca fizeram exercício físico. “Estudos mostram-nos que, quando fazemos exercício, o nosso cérebro melhora em cerca de 7%”, diz Ratey.

2. Mais felizes.O exercício é como tomar um pouco de Prozac e um pouco de Ritalina“, diz também o psiquiatra, frisando que, tal como drogas como o Zoloft, o exercício aumenta a quantidade de neurotransmissores no cérebro.

3. Menos stressadas. O exercício físico acelera o processo incrível de neurogénese, ou seja, a criação de novas células cerebrais. Fazer meditação, aprender algo novo ou dar uma boa gargalhada ajuda a fazer nascer novas células, mas o exercício é o melhor remédio, defende Ratey.

Leia mais: À procura de boas ideias? Siga as dicas para o brainstorming perfeito

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Assembleia da República. Fotografia: António Cotrim/Lusa

Gestores elegem medidas para o novo governo

Joana Valadares e a sócia, Teresa Madeira, decidiram avançar em 2015, depois do encerramento da empresa onde trabalhavam há 20 anos. Usaram o Montante Único para conseguir o capital necessário e a Mimobox arrancou em 2016. Já quadruplicaram o volume de negócios. (Foto cedida pelas retratadas)

Desempregados que criam negócios geram mais emprego

Salvador de Mello, CEO do grupo CUF (Artur Machado/Global Imagens)

CUF vai formar alunos médicos de universidade pública

Outros conteúdos GMG
Quer ser mais esperto, mais feliz e menos stressado? Faça exercício físico