Faça do escritório o seu ginásio. Pela sua saúde

Esquema simples de exercícios para fazer nas pausas do trabalho

O trabalho é tanto que fica sem tempo para ir ao ginásio? Desculpas. Saiba que até no escritório é possível fazer exercício físico. É bom para a saúde e, claro, para a produtividade.

Há inclusivamente quem defenda que estar sentado 8 horas a fio é tão prejudicial quanto fumar. Vários são os terapeutas que aconselham exercícios para compensar as horas intermináveis em frente do computador e evitar doenças como má circulação, dores nas costas, entre outras.

Inspirado em várias fontes e artigos sobre a especialidade (Life Hack,Forbes ou Live Strong.com), o Dinheiro Vivo deixa-lhe aqui um esquema de 12 exercícios simples que deve ser feito nas pausas de 10 minutos, duas vezes por dia, pelo menos…

BRAÇOS

1. Sentado na cadeira com as costas direitas e as pernas perpendiculares, coloque as mãos primeiro à frente (10 a 20 segundos, repetindo 2 vezes).

2. De pé, estique os braços acima da cabeça durante 10 a 15 segundos.

3. Ainda de pé, com os braços cruzados atrás da nuca, inclinar o tronco durante 8 a 10 segundos para o lado esquerdo e direito.

4. Voltar a colocar os braços esticados acima da cabeça durante 15 a 20 segundos.

REGIÃO LOMBAR

5. Com os braços ao longo do corpo, escolher os ombros durante 3 a 5 segundos (repetir 3 vezes).

6. Com as mãos atrás das costas, por a mão esquerda a puxar a direita e vice-versa (10 a 12 segundos para cada braço).

7. Com as mãos em posição de oração, puxar para baixo durante 10 segundos;

8. Com as palmas das mãos juntas em oração para baixo, fazer a mesma força para baixo durante 10 segundos.

POSTURA GERAL

9. Sentado na cadeira, elevar o braço direito e baixar o esquerdo e vice-versa, durante 8 a 10 segundos de cada lado.

10. Sentado de perna traçada, fazer girar o troco para um lado e esticar a perna dominante para o lado oposto. Trocar de perna e fazer o mesmo movimento, durante 8 a 10 segundo para cada lado;

11. Sentado na cadeira, colocar as mão atrás nas ancas, projetando o troco e cabeça para a frente (como fazem os forcados que pegam o touro de caras). Fazer este exercício duas vezes durante 10 a 15 segundos.

12. Por fim, de pé, com os braços ao longo do tronco sacudir as mãos durante 8 a 10 segundos.

Os exercícios podem tornar-se mais complicados à medida da exigência do seu executante. Como esta Periodic Table of Bodyweight Exercises, uma espécie de tabela de exercícios sem aparelhos. Embora vise a perda de peso, alguns destes exercícios podem servir de inspiração para o escritório.

Ler também: 100 anos de fitness em 100 segundos

E lembre-se, de acordo com um estudo recente da Universidade de Utah (EUA), aconselha-se a prática de atividades leves, como caminhar, dois minutos em cada hora. Desta forma, reduz em 33% o risco de morte por doenças associadas ao sedentarismo – como cancro do cólon, da mama, do endométrio e dos pulmões, sem esquecer os problemas de coluna.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Faça do escritório o seu ginásio. Pela sua saúde