Livro

Fazer boa figura na empresa e em eventos sociais

Imagem e Sucesso, Isabel Amaral, Casa das Letras, 16,90 euros
Imagem e Sucesso, Isabel Amaral, Casa das Letras, 16,90 euros

O livro Imagem e Sucesso surge 21 anos depois de ter sido lançado pela primeira vez, numa versão atualizada.

Tem uma empresa e está a organizar um evento para o qual quer convidar membros do governo. O convite deve ser feito por telefone, carta ou convite impresso? Qual a forma de tratamento correta? E como devem ser sentadas as diferentes entidades convidadas, entre ministros e clientes da empresa? Qual deve ser a ordem das intervenções? As dúvidas são muitas e o livro Imagem e Sucesso esclarece-as.

Isabel Amaral, a autora, é consultora em protocolo, imagem corporativa e comunicação intercultural e, desde 2005, preside a Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo. O livro surge 21 anos depois de ter sido lançado pela primeira vez, numa versão atualizada. “A procura por estes serviços tem aumentado porque ninguém quer arriscar que um evento, que deu tanto trabalho a organizar e implicou um investimento apreciável, apareça nos noticiários pelas piores razões”, frisa a autora.

O livro começa por explicar o que é o protocolo e a sua importância para a imagem da empresa. E depois avança com as regras para a comunicação direta (por exemplo, como fazer apresentações, o que vestir), para a comunicação escrita (cartas, correio eletrónico, convites, etc.) e para a comunicação oral (falar ao telefone, telemóvel ou discursar).

Mostra também como acolher e acompanhar visitantes e o que fazer em jantares e almoços, nomeadamente as regras para a organização da mesa (por exemplo, nunca se sentam 13 pessoas à mesa). Em almoços de trabalho “o mais difícil é conseguir cumprir a regra de que não se fala com a boca cheia”. Solução? “O truque é cortar a comida em pequenos pedaços e só falar depois de engolir”, explica Isabel Amaral. Há dicas úteis para todos.

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