GooCvs. O portal de emprego… para as empresas encontrarem talentos

ng3118866

João Lima e Pedro Oliveira juntaram os seus conhecimentos de recrutamento e desenvolvimento para web e criaram o primeiro motor de pesquisa português de candidatos a empregos.

O GooCvs é uma plataforma online, gratuita para todos os utilizadores, de procura de talento no mercado e surge como um meio de facilitar a ligação entre empresas e candidatos, numa altura em que é difícil para as empresas analisar todas as candidaturas que recebem.

Por isso, a equipa do GooCvs decidiu inverter o processo de procura de emprego. Os potenciais candidatos registam os seus perfis e currículos na plataforma e são as empresas que procuram o perfil mais adequado para a vaga que querem preencher.

Leia também: Quem ajuda os profissionais que vão trabalhar para Angola? Esta empresa

“Mas, no GooCvs, as pessoas apresentam mais do que um currículo tradicional. Nós não permitimos fazer o upload de um documento, até porque, normalmente, os currículos estão mal construídos. Os candidatos preenchem os campos já definidos pelo site”, explica João Lima

O portal funciona de forma muito similar à dos principais motores de busca. “As empresas colocam na barra de pesquisa os termos ou as palavras-chave que procura e a plataforma devolve os resultados como qualquer motor de pesquisa, com o título e um pré resumo do candidato”, diz o mesmo responsável. “Esta é uma forma eficaz para as empresas procurarem, filtrarem e selecionarem os candidatos, sem perderem tempo a rever centenas de candidaturas”, acrescenta.

Leia também: Empresa de fundadores do Twitter está à procura de engenheiros

Para os candidatos, a vantagem também é óbvia: não têm de enviar o seu currículo dezenas de vezes, sem obter resposta, e têm a oportunidade de se apresentarem. “É uma economia de tempos. As pessoas não têm de responder a anúncios e as empresas não têm de esperar pelas candidaturas”, diz João Lima.

O GooCvs está a funcionar desde dezembro de 2013 e já conta com quase 5800 candidatos registos e 250 empresas. Juntamente com o “motor de pesquisa”, o GooCvs promove o Magazine, um blogue onde publica uma série de artigos sobre emprego, com dicas para, por exemplo, a elaboração de currículos ou como agir nas entrevistas.

Aceda aqui ao GooCvs e aqui ao Magazine.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
EPA/MICHAEL REYNOLDS

Ação climática. Portugal vai ter de gastar mais de um bilião de euros

Quartel da Graça, em Lisboa. (Fotografia: D.R.)

Revive: Sete hoteleiros na corrida para transformar o Quartel da Graça

Thomas Cook era a agência turística mais antiga do mundo. ( EPA/ARMANDO BABANI)

Thomas Cook declarou falência. 600 mil turistas procuram solução

Outros conteúdos GMG
GooCvs. O portal de emprego… para as empresas encontrarem talentos