A Fundação Calouste Gulbenkian e a Nova School of Business & Economics vão lançar o primeiro mestrado em Empreendedorismo e Impacto em Portugal, que terá início no ano letivo 2019/2020. A parceria entre as duas instituições inclui ainda a criação de um programa de formação de executivos dirigido a líderes de empresas. A Gulbenkian vai atribuir bolsas de mérito aos alunos da Nova SBE que frequentem estes programas, além de duas bolsas anuais no programa de executivos.
As duas entidades querem contribuir para a transformação das organizações, formando os mais jovens na área da liderança e exploração de conceitos e ferramentas de empreendedorismo, inovação e investimento social. Por isso, este mestrado terá também um programa curricular com um formato inovador que inclui três diferentes vertentes de especialização: empreendedorismo, empreendedorismo social e intra-preendedorismo.
“Com este apoio da Fundação Gulbenkian, a Nova SBE consubstancia, de uma maneira integrada, a aposta que tem vindo a fazer na atracão e desenvolvimento de talento nacional e internacional nas áreas de empreendedorismo e empreendedorismo social. Com estes novos programas estaremos a desenvolver as skills dos profissionais do futuro através de programas problem-based e action oriented destinados às novas gerações que procuram uma educação mais prática e focada no seu potencial impacto, num ambiente único de startups que temos hoje em Portugal”, declara Daniel Traça, Dean da Nova SBE.
O mestrado e o programa de formação de executivos foram concebidos no âmbito da nova cátedra Gulbenkian da Nova SBE, dedicada à economia de impacto (Gulbenkian Chair of Impact Economy).
“Com esta parceria específica, procuramos não só dar mais força à capacidade de investigação sobre estes novos temas em Portugal, mas também – e principalmente – influenciar os atuais e futuros líderes no sentido de incluírem fatores de impacto social nos seus processos de decisão”, afirma Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.