Kevin O'Leary

O que mudou a vida deste bilionário? O dia em que foi despedido

Kevin O'Leary, um dos empresários de maior sucesso no mundo, só foi despedido uma vez na vida. Foi o suficiente para definir os seus objetivos.

É conhecido como o “Senhor Maravilha” e razões para o explicar não faltam: Quase todos os negócios em que mexe têm sucesso. O canadiano Kevin O’Leary (que, entre outros, participou no programa ‘Shark Tank’, da ABC), de 63 anos, é dono de várias empresas e tem participações em outras tantas firmas. A sua carreira e nome afirmaram-se no mundo do empreendedorismo quando vendeu à gigante Mattel, em 1999, a sua empresa software juvenil por perto de quatro mil milhões de dólares.

E como é que um dos maiores investidores a nível mundial o conseguiu? Ele diz que tudo começou quando foi despedido do seu primeiro emprego. Aliás, quando foi despedido pela primeira e única vez na vida.

Numa entrevista à CNBC, O’Leary contou o que aconteceu quando foi contratado para a Magoo’s Ice Cream Parlour, uma loja de gelados. “Estava muito entusiasmado, era o meu primeiro trabalho”, começou por dizer, acrescentando que uma das razões que o levaram a aceitar a proposta tinha a ver com o facto da rapariga em que estava interessado trabalhar do outro lado da rua.

Tudo corria bem, até ao dia em que a patroa de O’Leary o obrigou a limpar o chão antes de sair, e limpar o chão implicava remover as pastilhas que eram deixadas no chão ou coladas nas mesas e cadeiras do estabelecimento.

Apavorado com a ideia que a rapariga pela qual estava apaixonado pudesse ter dele quando o visse curvado e a descolar pastilhas, o “Senhor Maravilha” desafiou a chefia. “Fui contratado para servir gelados, não para limpar o chão”, disse na altura. A patroa despediu-o na hora.

“Fui para casa e contei à minha mãe. Ela só me disse que tinha feito uma grande asneira, mas depois deu-me um conselho. Disse-me que ‘há duas pessoas no mundo: aquelas que mandam na loja e aquelas que limpam o chão da loja, tens de escolher qual delas queres ser”.

“Foi aí que tomei a decisão de nunca mais obedecer a ninguém, que queria ser o chefe e não o empregado. E nunca mais trabalhei para ninguém. Foi nesse dia que a minha vida mudou” relatou. “Gostaria de voltar a encontrar a minha antiga patroa para lhe agradecer por ter mudado a minha vida”, disse, por fim.

Do primeiro negócio à política

Em 1983, aos 29 anos, Kevin O’Leary fundou na cave da sua casa, em Toronto, a empresa de software juvenil Softkey. Já nesta altura o empresário denotava um perfil de investidor de risco, o que o fez adquirir participações em diversas outras empresas de software. Entretanto, esta sua primeira empresa viria a receber o nome da The Learning Company (TLC), que ele prórpio comprou e, no final dos anos 90, vendeu à Mattel por perto de quatro mil milhões de dólares.

Depois de muitos anos a investir no mercado de capital de risco, O’Leary criou um fundo que chegou a gerar mais de mil milhões de dólares, que entretanto, passou para outro empresário.

Mantendo sempre um perfil de investidor, o empresário continua a apostar em diversos negócios. O seu lado mais visível passou na televisão, após 2006, quando a ABC lançou o programa ‘Shark Tank’. Já este ano, empenhado na política, Kevin O’Leary acabou por desistir da corrida à liderança do Partido Conservador canadiano.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

fotografia: Luís Costa Carvalho

Corticeira Amorim investe oito milhões e inaugura nova fábrica nos EUA

António Mexia lidera a EDP desde 2005

António Mexia, CEO da EDP, ganhou 6.000 euros por dia em 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
O que mudou a vida deste bilionário? O dia em que foi despedido