Meditar no escritório aumenta a produtividade e acaba com o stress

ng3096222

Um dos maiores custos que as empresas têm hoje é com a saúde dos trabalhadores, devido à síndrome do stress e às doenças a ela associadas, que provocam absentismos, queda de produtividade, dificuldade nos relacionamentos.

Sabia que em Portugal se gasta, por ano, uma média de 15 mil milhões de euros em despesas de saúde?

Talvez já se tenha sentado ao lado, ou tem ao seu lado um funcionário que sofreu ou sofre de alguma doença causada por stress, implicando a inevitável quebra de produtividade, de concentração e levando por vezes a situações de profunda desmotivação, aumentando o absentismo e as baixas causadas por doenças deste tipo. Estas situações implicam, claro está, custos muito elevados, quer para os trabalhadores, quer para as empresas.

Leia também: Pare de fazer muitas coisas ao mesmo tempo

Alguma vez pensou que a solução deste problema, que atinge de forma drástica as nossas sociedades modernas e estruturas empresariais poderia passar pela simples implementação da prática milenar da meditação na sua empresa? Está provado por diversos estudos, que a prática da meditação diária, mesmo que por uns escassos 10 minutos, tem benefícios automaticamente visíveis no dia-a-dia, como o aumento da capacidade de concentração, aumento da produtividade, redução dos níveis de stress e ansiedade e consequente melhoria generalizada do desempenho e da qualidade de vida. A meditação possibilita ainda que sejam prevenidas e evitadas uma série de doenças.

Empresas como a IBM no Brasil, a Shell, a Canon, a Salesforce já implementaram esta técnica nas respetivas empresas, criando um espaço onde os funcionários podem dirigir-se a qualquer hora do dia para meditar, ou simplesmente para descontrair.

Em testemunhos de praticantes podemos ouvir expressões como: “Em meia hora de meditação parece que dormi 8 horas” – “Medito em casa ou mesmo quando estou a caminho do trabalho, ou seja, sempre que necessito de aliviar stress” – “Sou muito mais feliz em todos os planos desde que introduzi a meditação no meu dia-a-dia” – “Às vezes estou às voltas com um problema antes da meditação e, depois, a resposta é clara, de repente”.

Nancy Slomowitz, CEO da Executive Management Associates, depois de experimentar os efeitos positivos da meditação na sua própria vida, decidiu introduzir a prática para os seus funcionários. Diz esta empresária visionária que a meditação tem produzido benefícios práticos e tangíveis, tanto na sua vida profissional como na sua vida pessoal. Diz também que o ambiente de trabalho se transformou rapidamente de tóxico em harmonioso, entre outras mudanças positivas. E diz ainda que os custos da empresa com os seguros de saúde caíram bastante devido a uma redução das licenças por doenças.

Marnie Abramson, dona da Tower Companies, diz que organizar cursos de meditação é, provavelmente, a maneira mais rápida, mais fácil, e menos cara de obter mais dos trabalhadores do que alguma vez poderia imaginar. Outros benefícios, como o aumento da criatividade e a alegria no trabalho, são apontados por gestores que viram já os bons resultados da implementação desta prática nas suas empresas.

A meditação nas Empresas visa levar os trabalhadores a “viver o momento presente”, cada vez mais deixando o binómio “passado e futuro”, que se traduz em pensamentos de passado e futuro, que podem levar à ansiedade e frustração, para pensar mais efectivamente naquilo que se está a fazer em toda a sua plenitude. Ou seja, através de métodos milenares empregados pela humanidade, podemos chegar a um nível cada vez melhor de concentração, focando-nos realmente naquilo que estamos a fazer, em vez de fazermos uma coisa e estarmos a pensar noutra.

12 virtudes da meditação no trabalho (e na vida):

1. Melhora a eficiência e produtividade no trabalho, reduzindo o stress

2. Aumenta a agilidade mental

3. Diminui os erros, aumentando a segurança no trabalho

4. Reduz a fadiga

5. Melhora a saúde física e mental

6. Melhora os relacionamentos no trabalho

7. Aumenta a felicidade e taxa de satisfação

8. Melhora a vida familiar

9. Aumenta a criatividade e inteligência

10. Aumenta a capacidade de concentração, melhorando a compreensão

11. Aumenta a capacidade para solucionar problemas e tomar decisões

12. Aumenta a energia e vitalidade

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Artur Machado / Global Imagens)

Dinheiro Vivo mantém-se líder digital dos económicos

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, conversa com o presidente e CEO da PTT Exploration and Production (PTTEP), Phongsthorn Thavisin durante a conferência de imprensa de anúncio da venda da Partex à empresa tailandesa, na sede da fundação em Lisboa
TIAGO PETINGA/LUSA

Gulbenkian vende negócio do petróleo e gás. Onde vai investir agora?

Fotografia: D.R.

Deficiência. Peritos aconselham troca de benefícios fiscais por outros apoios

Outros conteúdos GMG
Meditar no escritório aumenta a produtividade e acaba com o stress