Chegou o momento! O currículo, o instrumento
primário de marketing pessoal que enviou para aquele processo de
recrutamento, vai ser posto à prova. É o tudo por tudo e o tempo
começa agora: 10 segundos, estamos em contagem decrescente.
10″
O CV vem com fotografia. E uma imagem ainda
vale mais do que mil palavras. Foi tirada numa festa, possivelmente
num casamento. Olhamos de imediato para os dados pessoais e quando
ainda não estamos a criar expectativas deparamo-nos com o seguinte
contacto de email: princesinha54kitty@xxx.com. Temos vontade de
perguntar ao candidato porque decidiu colocar uma fotografia e um
email tão pouco profissionais?
8″
Seguem-se as experiências. Os parágrafos são muito
extensos e confusos. Não estão discriminadas datas nem
características de cada função e encontramos vários erros
ortográficos. Começamos a acreditar que o tempo despendido a editar
o currículo foi pouco. Continuamos?
6″
Procuramos informação no perfil que se adeque
à posição e estamos a ter imenso trabalho. O candidato acabou por
responder a um anúncio sem garantir que o seu currículo estava
adaptado ou correspondia ao que era pretendido. Pensamos em desistir?
4″
Saltamos para a formação académica onde
ainda acreditamos encontrar justificação para a resposta ao
anúncio. Somos surpreendidos pela enumeração de todas as
disciplinas dos três anos de licenciatura e caminhamos dolorosamente
para a terceira página de currículo. Demasiado académico?
2″
Competências de comunicação, organização,
técnicas, informáticas e ainda outras. Esta terceira página é uma
cópia do Europass. As competências estão lá, mas não temos um
único exemplo que as justifique e já as vimos em dezenas de outros
currículos. Igual a todos os outros?
0″
Terminaram os 10 segundos. Temos centenas de
outros currículos para analisar. No meio de erros ortográficos, uma
fotografia pouco profissional, informação sobre a experiência
profissional desajustada e nenhuma ligação à função, não restam
dúvidas: para este processo não vamos precisar de olhar uma segunda
vez para este currículo.
Ana Rita Rosário, Community
Manager da Ray
Human Capital