Nova Etapa forma recursos humanos no Ministério da Saúde de Angola

Acordo foi assinado em Lisboa
Acordo foi assinado em Lisboa

A Nova Etapa acaba de firmar um Protocolo de Cooperação com o Ministério da Saúde de Angola (MINSA), com vista ao desenvolvimento de programas de formação profissional para os trabalhadores da área da saúde, em todas as províncias do país.

Os objectivos passam por melhorar as competências dos profissionais de saúde em áreas estratégicas e críticas, com vista a uma melhoria global dos serviços do sistema de saúde angolano. No âmbito deste protocolo, a Nova Etapa irá colaborar também na organização de centros de formação que terão como áreas de intervenção prioritárias a formação em qualidade, gestão, liderança, segurança e higiene do trabalho, gestão administrativa, formação de formadores, entre outras, de modo a cumprir três objectivos fundamentais: recriar as instituições de saúde angolanas, valorizar e dignificar os seus colaboradores e humanizar os cuidados de saúde aos utentes.

Gestores de serviços clínicos, chefias intermédias e formação de formadores locais serão as prioridades, seguindo-se outras áreas, de acordo com as necessidades que venham a ser detectadas pelo MINSA, prevê o documento que acaba de ser assinado. A formação, a desenvolver pela Nova Etapa, vai estender-se a todas as províncias de Angola.

A empresa portuguesa irá desenvolver manuais e filmes pedagógicos, adaptados à realidade angolana, de forma a garantir o máximo de qualidade nas formações. Está também previsto o desenvolvimento de actividades conjuntas de investigação nas áreas de formação, assim como a organização de seminários e encontros de formação.

O protocolo tem ainda como finalidade criar uma rede de formadores locais e promover estágios em Lisboa para quadros angolanos do MINSA. Para António Mão de Ferro, Director-geral da Nova Etapa, “é com um grande sentimento de orgulho e de responsabilidade que firmamos este protocolo. Depois de algumas colaborações de sucesso anteriores, com o Ministério da Saúde de Angola, temos agora em mãos uma tarefa de grande responsabilidade, que é a formação e qualificação dos recursos humanos do ministério em todas as províncias do país”.

O protocolo foi assinado na sede da Nova Etapa, pelo Diretor Nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde de Angola, António Alves da Costa e pelo Diretor-geral da Nova Etapa, António Mão de Ferro.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Primeiro-ministro, António Costa. Fotografia: NUNO FOX/LUSA

Costa: “Depois deste ano nada poderá ficar como antes”

Mário Centeno, ministro das Finanças, com Pierre Moscovici, comissário europeu. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Governo promete a Bruxelas ser bom aluno em 2018

António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Mínimo de existência acaba com IRS para 54 mil recibos verdes

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Nova Etapa forma recursos humanos no Ministério da Saúde de Angola