O que vestir na sexta-feira “casual”?

Se usar jeans, prefira os de cores mais escuras
Se usar jeans, prefira os de cores mais escuras

A sua empresa é adepta da casual friday, mas não sabe até quais são os limites? Rita Carvalho, consultora de Comunicação e Imagem na In Styleland - Image and Communication Consulting e autora do blogue com o mesmo nome, explica quais os cuidados a ter e as erros a evitar na casual friday.

O termo casual friday surgiu nos Estados Unidos da América, como uma forma de proporcionar aos colaboradores um dress code menos formal, em que os homens podem deixar o clássico fato e a gravata em casa à sexta-feira.

Leia também: Tem uma entrevista? 13 conselhos para se vestir como deve

Contudo, é importante não confundir informalidade com desleixo. Quais são os limites? Existem peças proibidas? No artigo de hoje vamos abordar estas questões.

Informe-se sobre o dress code da sua empresa

Para evitar situações desagradáveis, recomenda-se que se informe sobre as normas na empresa onde trabalha. Em caso de dúvida, olhe à sua volta e siga o padrão geral dos seus colegas e chefias. Saiba adaptar as regras ao seu gosto pessoal e à sua personalidade.

Verifique a sua agenda

Convém confirmar sempre se tem algum compromisso mais formal nesse dia, como é o caso de uma reunião, de um evento ou de um almoço com clientes ou parceiros de negócio. É importante escolher a roupa adequada para passar uma imagem positiva, independentemente do grau de formalidade do dia.

Casual, mas profissional

A regra de ouro da casual friday é vestir roupas num tom abaixo da formalidade do seu estilo usual.

A roupa casual usada no escritório não é a que usa ao fim-de-semana ou nos seus tempos livres. A maioria das empresas permite o uso de jeans (de preferência de corte simples e escuros), calças de algodão, pólos ou camisas lisas ou com padrões simples (riscas ou xadrez), assim como calçado mais confortável, como mocassins.

Na vertente feminina, as diferenças não são tão significativas. Opte por peças mais descontraídas, por cores mais alegres e acessórios modernos.

Discrição é a palavra-chave no trabalho

A palavra-chave quando falamos em vestir-se para o trabalho é a discrição.

No caso dos homens: não use cores berrantes, camisas com mais de um botão aberto, correntes metálicas, calções, jeans rasgados, t-shirts com estampados e mensagens, tecidos brilhantes, ténis desportivos e chinelos.

Em relação às mulheres: nada de blusas de alças finas ou sem alças, tops, calções, calças e saias muito curtas, roupas justas ou muito decotadas, jeans rasgados, brilhos e chinelos. No caso de usar transparências, não mostre a lingerie, opte por vestir um top de alças por baixo. E não se esqueça, que a sexta-feira permite-lhe ser mais criativa.

Os 10 Mandamentos para a Casual Friday

1. Para os homens, as sextas-feiras casuais significam não ter de usar fato e gravata. As melhores opções são as camisas, apenas com um botão do colarinho aberto, com umas calças mais informais. Dependendo da sua função e da política da empresa, um pólo e uns jeans são aceitáveis. Se usar t-shirts, que sejam lisas. O bom senso é sempre importante.

2. Tanto para homens como para mulheres, se usar jeans, prefira os de cores mais escuras, de tom uniforme e com cortes rectos, pois têm um ar mais profissional.

3. Use um blazer sobre peças casuais, como uma camisa ou jeans. Em alguns caso, pode substituir por casacos de camurça ou couro.

4. Se escolher usar uma saia, fique atenta ao comprimento. Nada de mini-saias.

5. São permitidos acessórios mais ousados e modernos, como colares, pulseiras, cintos e lenços.

6. Nada de roupa desportiva no trabalho, como é o caso de peças de ginástica e de ténis.

7. Para ser discreto, abuse de combinações clássicas e de peças de alfaiataria. Não use nada muito justo.

8. Pode optar por cores mais alegres e padrões de pequena dimensão (riscas finas ou xadrez). O azul-marinho, o cinzento, o bege e o branco são sempre opções seguras.

9. Na hora de escolher os sapatos, pode optar por mocassins e sabrinas. Mas nada de ténis desportivos e de chinelos.

10. Na sexta casual não descure o seu cuidado com a higiene e a imagem. Tome um banho, penteie-se e maquilhe-se como é habitual. Lembre-se de que vai trabalhar.

Não importa o dia da semana, a sua imagem pessoal representa o seu estatuto e nível de profissionalismo, refletindo a marca da empresa em que trabalha. Se tiver um jantar fora nesse dia, aproveite para escolher peças que se adaptem para um look de noite. Os acessórios são perfeitos para uma mudança de visual.

Veja mais conselhos no blog de Rita Carvalho ou na página de Facebook da consultora de Comunicação e Imagem.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa

Casas estão mais caras em todo o país. Grandes subidas chegam às periferias

Mario Draghi. Fotografia: BCE

Draghi afasta cenário de nova recessão até 2020 pelo menos

O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, e  o presidente do conselho de administração, Miguel Frasquilho. FOTOGRAFIA: Tiago Petinga/Lusa

TAP foca estratégia de crescimento na América do Norte

Outros conteúdos GMG
O que vestir na sexta-feira “casual”?