O tamanho conta e muito! Saiba qual a lingerie mais adequada

ng4034886

Uma lingerie desadequada pode arruinar por completo a sua imagem, mas também pode causar desconforto e danos à sua saúde, como é o caso de má postura das costas, pressão nos ombros, compressão do sistema linfático ou flacidez do peito.

Por certo, já reparou naquelas inestéticas marcas por baixo da roupa ou nas pequenas pregas que se formam à sua volta, quando usa um tamanho ou modelo errado de soutien. Uma das situações mais frequentes é usar uma medida muito larga nas costas e uma bolsa muito pequena para o peito.

A verdade é que se usar o tamanho de soutien errado, como um modelo que esteja muito apertado ou largo, não segure o peito ou deixe uma parte de fora, está a prejudicar o seu bem-estar, postura e imagem. Aposto que já passou por situações incómodas, como ter uma peça de renda que provoca comichão ou usar um soutien com aros que magoam. O conforto é essencial para que se sinta bem e confiante.

Os soutiens têm na etiqueta um número (relativo à medida das costas) e uma letra (tamanho da bolsa do peito). Uma sessão de Bra Fitting – aconselhamento personalizado sobre o tamanho e os modelos mais indicados para si – pode ser valiosa para encontrar a melhor solução para cada ocasião.

Serviços de Bra Fitting e Consultoria de Lingerie

Para responder a esta necessidade feminina, a marca Triumph acaba de lançar uma plataforma online, que ajuda a encontrar o soutien perfeito. O espaço “Encontre O Tal” apresenta um guia de fitting com conselhos sobre modelos de soutien, nos quais pode encontrar as respostas para as dúvidas mais frequentes, ou fazer um teste para saber qual é o seu tamanho correcto.

De acordo, com um estudo realizado, em 2014, pela Dama de Copas, apenas uma em cada dez mulheres veste o tamanho certo de soutien (informação recolhida junto de 28 mil mulheres). Por esse motivo, a marca lançou dois serviços personalizados gratuitos: a Consulta de Bra Fitting e a Consultoria de Lingerie.

Na sessão de Bra Fitting, disponível por marcação nas lojas em Lisboa e no Porto, a Dama de Copas faz o aconselhamento do tamanho certo de soutien, assim como dos modelos mais indicados para a sua medida de peito, ocasião ou tipo de roupa. Estes serviços incluem o Bra Fitting Mamã (gravidez e amamentação), o Bra Fitting Estética (após uma cirurgia estética ao peito) e o Bra Fitting Rosa (para as mulheres que tiveram cancro da mama). Além disso, pode encontrar vários tipos de acessórios e realizar encomendas online, se não tiver tempo para se deslocar à loja.

Outra das marcas que presta este serviço é a Bra&Company, que abriu um atelier em Lisboa – um espaço intimista, privado e acolhedor – em que através de uma marcação prévia aconselha o melhor tamanho de soutien. A marca apresenta soluções, que vão desde tamanhos de costas 28 a 44 a copas D a K. Aqui encontra lingerie para tamanhos grandes, soutiens de amamentação, modelos para quem sofreu de cancro da mama, assim como uma linha de soutiens desportivos e para adolescentes.

Além disso, a Bra&Company comercializa em exclusivo, em Portugal, a marca canadiana Soak, um detergente líquido específico para roupa delicada, que aumenta a durabilidade da lingerie, prolongando a qualidade dos tecidos. Biodegradável e sem fosfatos, este produto é recomendado para a lavagem à mão. Isto porque os soutiens são feitos em materiais delicados e a sua lavagem na máquina pode danificar os aros e as rendas, assim como deformar a peça.

Como encontrar o tamanho certo de soutien

1. Medir debaixo do peito, a zona de contorno do tórax – esta medida vai indicar o número que determina qual o tamanho ideal do soutien (ex: 34).

2. Medir o contorno do peito, sobre a zona do mamilo – esta medida vai indicar a letra que determina a copa (ex: C).

Dicas antes de comprar

Deve experimentar vários tipos de soutiens. Peça sempre ajuda a uma especialista para encontrar o soutien que lhe dá o melhor suporte e a melhor forma.

Ao experimentar, certifique-se que o seio ocupa a copa e que esta acompanha todo o seio.

Se o soutien estiver largo nas costas, ao escolher um tamanho mais pequeno, deve escolher uma copa maior (ex: se o tamanho 34B está largo, experimente 32C ou 32D.)

Certifique-se que o soutien é confortável e que não magoa, aperta demasiado ou provoca comichão.

É aconselhável usar um soutien almofadado, pois as copas macias e moldadas proporcionam uma boa silhueta e ficam invisíveis, mesmo por baixo das roupas mais finas e justas. Procure soutiens com costuras coladas (seladas), de modo a não se verem quaisquer linhas, por baixo de uma blusa ou vestido justo.

Os erros de lingerie mais frequentes

Usar o tamanho de soutien errado. Um modelo que esteja apertado, não segure o peito ou deixe uma parte de fora pode arruinar qualquer visual.

A cor desajustada à roupa. Sobretudo se usar por baixo de uma peça clara ou fina, pois vai notar-se. Com uma camisa branca ou clara deve usar um modelo cor de pele e não branco ou de outra cor.

Lingerie estampada. Por muito que goste de padrões, estes não são indicados para um look profissional. Por isso, certifique-se que os usa com roupa opaca, escura e que não ficam visíveis.

Saliências nas costas. Se usa roupa mais justa ao corpo, o tamanho de soutien errado pode acentuar este problema. A banda do soutien deve ficar justa quando o aperta no colchete da ponta, com a banda das costas assente abaixo das omoplatas. Uma banda demasiado larga tem tendência a subir e a criar saliências.

Um soutien de renda ou detalhes com roupa justa e fina. As texturas e os detalhes ficam visíveis quando usados com peças ajustadas ao corpo. Prefira modelos lisos e sem costuras.

Ficar com o soutien ou as alças à vista. A roupa interior não deve ficar visível, pelo que se esta se notar é sinal de que o seu decote é excessivo ou que o modelo não é o mais indicado. Não use também uma camisa transparente com um soutien por baixo, complemente com um top de alças finas.

Não usar soutien. Mesmo que tenha um peito pequeno nunca vá trabalhar assim.

Alças de silicone. Ao contrário do que pensa, estas não ficam invisíveis, pelo que deve optar por modelos de soutien sem alças ou por roupa que cubra os ombros.

O peito muito levantado. As fãs de soutiens almofadados e push-up devem ter atenção para não ficar com um peito demasiado levantado. Lembre-se de que num ambiente profissional, o peito não deve ficar em evidência, devendo adoptar um estilo mais discreto.

Cuecas que vinquem o corpo ou de cor. Invista em modelos básicos e sem costura, que ficam “invisíveis” por baixo da roupa. Além disso, não se esqueça que com tecidos finos ou claros deve usar lingerie da cor da pele.

Rita Carvalho

Consultora de Comunicação e Imagem

In Styleland – Image and Communication Consulting

Blogue: www.instyleland.com

Facebook: https://www.facebook.com/InStyleland

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ministro das Finanças, Mário Centeno, intervém durante a  conferência "Para onde vai a Europa?", na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, 22 de março de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

Próximo governo vai carregar mais 8 mil milhões em dívida face ao previsto

O ministro das Finanças, Mário Centeno, intervém durante a  conferência "Para onde vai a Europa?", na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, 22 de março de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

Próximo governo vai carregar mais 8 mil milhões em dívida face ao previsto

Motoristas de matérias perigosas em greve concentrados na Companhia Logística de Combustiveis - CLC.
Fotografia: Paulo Spranger / Global Imagens

Combustíveis. Sindicato conseguiu mais 200 sócios com greve

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
O tamanho conta e muito! Saiba qual a lingerie mais adequada