Pergunte ao Advogado

Quantos contratos a termo posso ter até me tornar efetivo?

Foto: Global Imagens
Foto: Global Imagens

Todas as semanas, com a ajuda de quem melhor sabe, o Dinheiro Vivo dá resposta a questões relacionadas com impostos e assuntos fiscais.

A sociedade de advogados CCA Law responde aqui às suas questões de Direito Laboral. Envie o seu caso ou dúvida para editorial@dinheirovivo.pt

Trabalho numa empresa desde novembro de 2015, tendo então assinado contrato de trabalho de 1 ano. Este mês chamaram-me para dizer que não vão renovar e garantem que o meu vínculo é temporário e não definitivo. Qual é o máximo de contratos necessário até ficar efetivo?

Resposta da CCA: Os contratos de trabalho a termo certo apenas se podem renovar por três vezes com a duração máxima de três anos, portanto o trabalhador já tinha excedido o período máximo, pelo que já está efetivo na empresa.

Com as recentes alterações ao Código do Trabalho a lei torna-se ainda mais favorável ao trabalhador: o período máximo passou de três para dois anos, aplicando-se, contudo, a contratos celebrados a partir de 1 de outubro de 2019.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens )

Vendas de carros descem 71,6% em maio

O primeiro-ministro, António Costa. Fotografia: António Cotrim/Lusa

PIB pode registar quebra entre 9% a 15% em 2020

Lisboa, 25/05/2016 - Aspecto do Palco Mundo, durante uma reportagem do Diário de Notícias sobre o que acontece nos dias em que no Festival Rock in Rio não há concertos.

( Gustavo Bom / Global Imagens )

APSTE: Setor dos eventos com prejuízos de 20 milhões no segundo trimestre

Quantos contratos a termo posso ter até me tornar efetivo?