Conselhos

Quer fazer dinheiro? 12 milionários partilham os seus segredos de investimento

Tony Robbins falou com 12 milionários norte-americanos para descobrir os seus segredos de investimento

E se, em vez de beber um, dois ou três cafés por dia, deixasse esse dinheiro de lado para poupar ou investir?

Estaria mais perto da “liberdade financeira”. Pelo menos, é o que defende Tony Robbins, autor do livro “Money. Master the Game: 7 Steps to Financial Freedom“, onde apresenta os conselhos de investimento de 12 milionários norte-americanos.

Warren Buffett, Paul Tudor Jones, John Templeton, T. Boone Pickens, Marc Faber, Kyle Bass e Mary Callahan Erdoes são alguns dos milionários com quem Tony Robbins conversou. O site Entrepreneur faz um resumo dessas conversas.

branding-foco-marca

O primeiro passo: ataque

“Demasiadas pessoas dizem ‘Preparado? Aponta… Aponta…’ E nunca chegam a disparar”. É assim que T. Boone Pickens, magnata ligado à indústria do petróleo, descreve a falta de ação.

Pode parecer óbvio, mas dar o primeiro passo é… o primeiro passo para ser bem sucedido no mundo financeiro. E isso não é fácil, reconhece Tony Robbins. Isto porque as pessoas reconhecem os benefícios de investir, mas têm demasiado medo de fazê-lo.

Leia também: Vai mesmo trabalhar com esse decote?

O filantropo John Templeton resume o que é preciso fazer na primeira etapa: “Compre no pico do pessimismo, venda no pico do otimismo”. Tony Robbins traduz: “Quando toda a gente pensa que o mundo vai acabar, é o momento certo para investir”.

Mas por onde começar, se a lista de possíveis investimentos é infinita? “O objetivo de um investidor não profissional não é escolher vencedores. Deve ser escolher segmentos de negócios que, em conjunto, estão destinados a resultar. Um fundo low cost do índice S&P 500 cumpre este objetivo”, considera Warren Buffett.

Foto: REUTERS/Yannis Behrakis

Foto: REUTERS/Yannis Behrakis

O segundo passo: defesa

Quando, finalmente, se tornar num especialista deste jogo, “a defesa torna-se dez vezes mais importante do que o ataque”, aponta Paul Tudor Jones, que vê a Tudor Investment Corporation a registar 28 anos consecutivos sem perdas. “A riqueza que tem pode ser tão efémera; tem de estar muito atento aos riscos a todo o momento”, diz.

Marc Faber concorda: “A maior quantidade de dinheiro é ganha a não fazer nada, a ficar sentados à espera”.

Leia também: 20 maneiras fáceis de ganhar dinheiro

rede de segurança

O terceiro passo: a rede de segurança

Kyle Bass, o milionário mais jovem que Tony Robbins entrevistou, aconselha a que se tenha sempre uma rede de segurança, para o caso de cair. “Dar um salto sem qualquer proteção é uma receita para o desastre”, resume.

Tony Robbins ilustra o que este milionário quer dizer: “Bass arriscou apenas 6 cêntimos por cada dólar de ganho potencial”.

No fim, o autor inclui uma ficha com os sete passos para o sucesso financeiro, que começam com a decisão de se tornar investidor em vez de um mero consumidor e acabam com “fazer, aproveitar e partilhar”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

Salvador de Mello
( Álvaro Isidoro / Global Imagens )

Saúde não pode andar “ao sabor de ventos políticos”

Outros conteúdos GMG
Quer fazer dinheiro? 12 milionários partilham os seus segredos de investimento