Emprego

Quer ser um melhor líder? 12 truques para conseguir sê-lo

Foto: REUTERS/Sergio Moraes
Foto: REUTERS/Sergio Moraes

Quais as diferenças entre liderança tradicional e a Kaizen? Leia aqui os conselhos do instituto especializado em consultoria de excelência operacional

Foco no propósito de longo prazo: Ao contrário da liderança tradicional que se foca nos resultados de curto prazo, o líder Kaizen trabalha com o objetivo de obter resultados sustentados ao longo do tempo não se focando apenas nos resultados imediatos.

Market-in (flow & pull): O líder Kaizen antecipa as necessidades e expectativas do cliente, focando-se na antevisão do que o mercado pretende. O líder tradicional pensa que conhece a vontade do cliente, decidindo pelo cliente e agindo com base em previsões.

Otimização geral: A liderança Kaizen tem uma visão holística da organização, pelo que as alterações introduzidas têm sempre em conta o impacto do ponto de vista geral. A liderança tradicional está associada à otimização local.

Standards permitem a melhoria contínua: A liderança tradicional associa aos standards uma limitação da criatividade. A liderança Kaizen acredita nas normas como base para a consistência dos resultados sem variabilidade.

Tornar o problema visível: Numa organização com a cultura tradicional instalada há tendência para esconder o problema. Numa liderança Kaizen os problemas são encarados como tesouros, verdadeiras oportunidades de melhoria.

lampadas luz eletricidade ideia Home-Page-Hero-Image

Parar e resolver o problema: Na liderança tradicional escolhe-se muitas vezes não parar o processo. O líder Kaizen acredita que é preferível parar para resolver o problema. Os ganhos que advirão são maiores do que os prejuízos de continuar a produzir o erro.

Colaboradores enquanto ativo: A liderança tradicional encara os colaboradores como um custo. A liderança Kaizen reconhece nos colaboradores o maior ativo da empresa, sendo parte determinante no crescimento e no sucesso do negócio.

Leia também: 7 atitudes. Por exemplo, pergunte 5 vezes porquê

 

Um líder é um ativo: Na liderança tradicional, o líder é o chefe. Na liderança Kaizen o líder é ativo e inspirador, envolvendo-se com os colaboradores nas ações, sendo parte ativa na gestão e na resolução das situações. Na liderança Kaizen está instaurada a liderança pelo exemplo.

Ver por si mesmo no Gemba: Enquanto a liderança tradicional tem o hábito de gerir à distância com base na informação recebida, a liderança Kaizen está presente no local onde a ação acontece.

Porquê? Porquê? Porquê? A liderança Kaizen pergunta porquê consecutivamente para chegar à verdadeira raiz dos problemas. Não procura culpar nem julgar, característica da liderança tradicional, e consegue ver a realidade sem filtros.

Planear devagar, agir rápido: Planear rapidamente e agir devagar são princípios associados à liderança tradicional. A liderança Kaizen carateriza-se por apostar numa boa fase de planeamento de forma a assegurar uma execução rápida e eficiente.

9b046b_caracol

Todos resolvem os problemas: A liderança tradicional recorre a experts e especialistas para resolver problemas não envolvendo as equipas internas. A liderança Kaizen envolve as equipas internas na resolução dos problemas.
O Kaizen Institute é uma empresa multinacional que dá suporte às organizações no desenho e implementação de processos que permitem a melhoria contínua de forma sustentada.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
5G_2

5G: Anacom arranca já com consulta. Leilão será em abril

5G_2

5G: Anacom arranca já com consulta. Leilão será em abril

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conversa com o primeiro-ministro indigitado, António Costa, durante uma audiência para apresentação da lista de nomes propostos para secretários de Estado do XXII Governo Constitucional, no Palácio de Belém, em Lisboa, 21 de outubro de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Primeira reunião do novo governo marcada para sábado a seguir à tomada de posse

Outros conteúdos GMG
Quer ser um melhor líder? 12 truques para conseguir sê-lo