Sabe interpretar a linguagem corporal no mundo das empresas?

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Durante uma reunião, o seu interlocutor cruza os braços, balança as pernas, coça o nariz ou olha distraído à sua volta. Sabe interpretar estes sinais? De forma involuntária, este pode estar a transmitir-lhe uma mensagem de frieza, nervosismo, mentira ou desinteresse. A postura dos braços, das pernas, da cabeça e a expressão facial podem comunicar vários sentimentos e revelar o que não é dito de forma oral.

A linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal, na qual o corpo “fala” através de gestos, expressões faciais e posturas. Os especialistas afirmam que, aproximadamente, 93% de toda a comunicação humana é de natureza não-verbal: 55% da comunicação é feita sem a utilização de palavras, ou seja, está associada a posturas, expressões faciais e gestos; e a sonoridade e a vocalização (tom de voz, ritmo e velocidade de fala) correspondem a 38% das mensagens transmitidas. Como tal, apenas 7% da sua mensagem é transmitida por meio das palavras. Surpreendido(a)?

Os profissionais podem ganhar se tiverem uma linguagem corporal adequada, podendo este ser o ponto decisivo na hora de contratações, promoções e, até mesmo, demissões. A comunicação não-verbal pode ajudá-lo(a) a ter um maior sucesso na sua área profissional, ou pelo contrário pode prejudicá-lo(a). Aliás, não é por acaso que a maior parte dos políticos recorre a consultores de imagem corporal.

Existem pequenos gestos que podem fazer toda a diferença e passar uma boa ou má impressão, durante uma entrevista ou reunião de trabalho. Convém não esquecer que formamos uma impressão de alguém ao fim de apenas três segundos. A forma como cumprimenta, mantém o contacto visual, o modo como se senta e coloca as mãos ou as expressões faciais são alguns dos gestos mais analisados. A linguagem silenciosa do corpo revela muito sobre a personalidade, o perfil profissional e nunca deve contradizer o discurso.

Os Dez Indicadores Mais Comuns da Linguagem Corporal

Já vimos que a comunicação não depende só de palavras. O certo é que expressamo-nos mais com o corpo, do que com o que é dito. O tom de voz que utilizamos pode alterar o sentido da frase, assim como os movimentos do corpo podem revelar o que realmente pretende transmitir, de forma indirecta.

Aliás, as estatísticas mostram que as pessoas que sabem controlar o tom de voz e a linguagem corporal são mais persuasivas no mundo dos negócios. Tal acontece, por que 60% a 80% da opinião que os outros fazem de si ocorre antes dos primeiros quatro minutos de conversa. Por isso, convém estar atento aos indicadores de comunicação não-verbal.

1. A proximidade

Uma boa forma de saber se uma pessoa se sente confortável consigo é reparar na sua proximidade física. Deve respeitar sempre o espaço do outro, sem o intimidar. Se a outra pessoa se desviar ou inclinar o corpo para trás, tal pode significar que se sente incomodada e o melhor será afastar-se um pouco. O ideal é manter a distância de um braço quando conversa com alguém.

2. O aperto de mão

Um aperto de mão fraco e rápido passa uma impressão de insegurança, submissão e incompetência. Por isso, tente aperfeiçoar a maneira como cumprimenta as pessoas. Para mostrar confiança, liderança e força de vontade deve dar um aperto de mãos firme, olhar directamente a pessoa nos olhos e sorrir.

3. A forma de andar

As pessoas confiantes caminham de forma destemida e com a cabeça erguida. Já as tímidas e inseguras tendem a curvar as costas, olhar constantemente para o chão e caminhar de cabeça baixa.

4. O contacto visual

Estabelecer contacto ocular com quem está a falar é importante, pois revela interesse e atenção. Encare as pessoas nos olhos. Se quiser demonstrar mais interesse, incline também o corpo e concorde com a cabeça.

5. O domínio do espaço

O poder, o estatuto e a confiança podem também ser representados pela altura e o espaço ocupado. Ao manter uma postura direita, com os ombros para trás e a cabeça erguida vai estar a transmitir uma imagem de segurança. Falar de pé com a equipa ou com os clientes revela uma postura de poder, em relação aos que estão sentados. Mover-se pelo espaço livre também contribui para essa impressão. Se ficar sentado e pretender demonstrar uma posição de liderança, um bom truque é ajustar a altura da cadeira, de forma a ficar mais alto do que os restantes participantes.

6. O tom de voz

Esteja atento à entoação, ao ritmo do discurso e às inflexões de voz. A voz pode ser um factor decisivo na forma como é percebido. As pessoas com vozes mais agudas e altas são consideradas menos empáticas, menos poderosas e mais nervosas, do que as que têm um tom de voz mais baixo, ponderado e calmo. Os indivíduos tendem a sentir-se pressionados quando alguém fala mais rápido do que eles.

7. A postura acolhedora

Manter o olhar, inclinar-se em direcção à pessoa com quem conversa e manter uma expressão tranquila contribui para que as outras pessoas adoptem uma postura mais descontraída. Se estiver tenso, procure relaxar o corpo, pois a rigidez muscular influencia a harmonia dos seus gestos e a forma como fala. Outra dica, é espelhar o comportamento do outro, adoptando os mesmos gestos, de modo a fazê-lo sentir-se em sintonia consigo.

8. Os gestos de nervosismo

Em momentos de stress e de ansiedade, as pessoas acabam por assumir um comportamento não-verbal, tal como bater os dedos na mesa, roer as unhas, mexer no cabelo ou balançar os pés. Deve respirar fundo, abrir as mãos sobre a mesa e ficar calmo, de modo a transmitir uma mensagem de confiança e domínio. Adopte gestos convidativos e movimentos relaxados.

9. O uso das mãos

Muitas vezes, os profissionais não sabem o que fazer às mãos, colocando-as nos bolsos, na cintura, a segurar o rosto ou escondendo-as, o que revela insegurança e defesa. Por outro lado, colocar as mãos ao lado do corpo, quando está de pé, ou fazer gestos abertos, tais como manter as mãos abertas e falar com as palmas para cima, demonstram confiança. Os movimentos também estão ligados ao discurso, pelo que gesticular com as mãos aumenta o poder de raciocínio, tornando-o mais claro, e ajuda a dar ênfase às palavras.

10. Os sinais de bloqueio

Quando coloca objectos entre si e o seu interlocutor está a criar uma barreira. Tal transmite uma impressão de insegurança e de ansiedade, pois este é um gesto de quem quer proteger o corpo e disfarçar o nervosismo. Segurar uma chávena na mão, cruzar os braços ou as pernas, manter os braços apoiados com as mãos fechadas ou segurar o rosto com as mãos também revela uma postura defensiva, ao criar um obstáculo entre si e os outros. Encoste-se direito na cadeira, coloque as mãos espalmadas sobre a mesa e mantenha os pés firmes no chão.

Rita Carvalho

Consultora de Comunicação e Imagem

In Styleland – Image and Communication Consulting

Blogue: www.instyleland.com

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