dicas

Seis dicas para ter sucesso numa dinâmica de grupo

Sobreviva a uma dinâmica de grupo
Ray Human Capital, explica como sobreviver a uma dinâmica de grupo."> Sobreviva a uma dinâmica de grupo

É tímido? Tem pouca experiência profissional? Não entre em pânico. Francisco Sanchez, manager na Ray Human Capital, explica como sobreviver a uma dinâmica de grupo.

A dinâmica de grupo surge como uma fase crucial do processo de seleção, sendo fundamental para um candidato deixar uma impressão positiva, para que lhe possa ser dada a oportunidade de continuar no processo. Independentemente da boa média conseguida ao longo do curso, ou dos bons resultados nas fases anteriores (ex: Testes psicotécnicos), esta fase deve ser encarada como crucial no processo de R&S exigindo assim do candidato investimento e concentração máxima.

Seguem-se algumas dicas para que possa ter sucesso na próxima dinâmica de grupo:

1. Acordou cedo? Fez 300 km para estar presente? Participe

Participar é a palavra de ordem! Lembre-se que se não falar ninguém vai poder concluir sobre si. Se é uma pessoa com um perfil mais reservado e tímido tente acompanhar os temas mais importantes e contribua com qualidade! Faça um esforço!

2. Venda-se… com inteligência

Não tente passar uma imagem daquilo que não é! Interaja na altura certa e com sentido. Lembre-se que é importante sobressair. Não se sobreponha aos restantes elementos de uma forma desajustada e que acabará por ser penalizadora

3. Não tem experiência profissional? Aproveite a experiência pessoal…

Sente que no grupo é daqueles que não tem nenhuma experiência profissional e que isso o está a penalizar? O recrutador não deve avaliar a aspetos técnicos da discussão, pelo que a sua experiência a nível pessoal deve contribuir para se expor de forma positiva. Ganhe confiança. Lembre-se da forma como liderou um grupo de trabalho académico, como teve de se adaptar quando mudou de cidade ou foi para Erasmus, nos desportos coletivos que praticou, etc.

4. Palavra certa no tempo certo

Uma boa capacidade de comunicação é meio caminho andado para o sucesso. Transmita confiança, pense de forma construtiva e passe a mensagem de forma clara e segura. Evite gírias e erros gramaticais!

5. Não é preciso ser modelo mas…

Tenha algum cuidado com a roupa que veste e a aparência que tem. Pesquise sobre a empresa e procure saber qual o estilo mais apropriado para aquele tipo de sector.

6. Confie nas suas capacidades

Autoconfiança é a chave do sucesso. Confie em si e nas suas capacidades! Procure controlar sinais de ansiedade e apresente uma postura calma e segura!

Francisco Sanchez, Manager na Ray Human Capital

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

O antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos ouvido na II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco. Assembleia da República, Lisboa, 19 de junho de 2019. MIGUEL A. LOPES/LUSA

As razões de Teixeira dos Santos – e aquilo que nunca soube

O antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos ouvido na II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco. Assembleia da República, Lisboa, 19 de junho de 2019. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Teixeira dos Santos: Sócrates alertou que nomear Vara criaria “ruído mediático”

Outros conteúdos GMG
Seis dicas para ter sucesso numa dinâmica de grupo