Reforma

A partir dos 40 só devemos trabalhar 3 dias, diz estudo

office-2360063_1920

Um estudo norte-americano sugere que, se tem 40 anos, devia trabalhar apenas três dias por semana, ou menos.

A tendência da maior parte dos países é aumentar a idade da reforma, à medida que aumenta a esperança média de vida. A reforma tardia significa mais anos de trabalho, o que pode ter algum impacto na saúde física e mental. É o que quer comprovar o estudo do Melbourne Institute Worker Paper, citado pela revista norte-americana Time. Os investigadores sugerem que se tem 40 anos de idade e quer atingir o pico máximo da sua produtividade, deve trabalhar apenas três dias por semana, ou até menos.

Os investigadores chegaram a esta conclusão depois de acompanharem mais de 6 mil homens e mulheres voluntários. Durante o estudo, os participantes tiveram que realizar testes cognitivos, de memória e de raciocínio e foram analisados os seus hábitos de trabalho.

Segundo os investigadores, algumas conclusões foram impressionantes. Os participantes tiveram que completar algumas tarefas sob pressão, mas os resultados demonstraram que a partir das 25 horas de trabalho semanais, o desempenho cognitivo começava a reduzir.

“O nível de estímulo intelectual pode depender das horas de trabalho. O trabalho pode ser um ‘pau de dois bicos’, pois pode estimular a atividade cerebral, mas ao mesmo tempo, muitas horas de trabalho podem causar fadiga e stress, o que potencialmente pode danificar as funções cognitivas”, lembra Colin McKenzie, co-autor do estudo.

Leia também: Quem trabalha mais? Conheça as idades de reforma pelo mundo (Portugal no top 10)

Surpreendentemente, os reformados ou desempregados registaram um melhor desempenho cognitivo do que os participantes que trabalhavam apenas 5 horas por dia, durante sete dias por semana.

McKenzie lembra ainda que “as diferenças na quantidade de horas de trabalho têm importância quando nos referimos à manutenção do funcionamento cognitivo em pessoas de meia-idade, ou idosas”. E acrescenta que “trabalhar em part-time pode ser eficaz para manter a capacidade cognitiva”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

Página inicial

REUTERS/Stephen Lam/File Photo

Moedas como Libra do Facebook podem diminuir poder dos bancos centrais

Outros conteúdos GMG
A partir dos 40 só devemos trabalhar 3 dias, diz estudo