dicas

Tem uma entrevista? 13 conselhos para se vestir como deve ser

Cuidado com o que usa numa entrevista
Cuidado com o que usa numa entrevista

Agendaram-lhe uma entrevista e surgem-lhe todas as dúvidas. O que devo vestir para causar uma boa impressão? Esta é uma situação muito comum, pois sabe que vai ser avaliado e quer dar o seu melhor para conseguir o emprego.Rita Carvalho, consultora de Comunicação e Imagem na In Styleland - Image and Communication Consulting e autora do blogue com o mesmo nome, explica quais são os erros a evitar.

Um visual cuidado faz toda a diferença. Sabia que as pessoas formam até 90% da sua opinião ao fim dos primeiros 4 minutos, e que 60% a 80% do impacto que causa é de natureza não verbal?

Leia também: Está a pensar ir trabalhar assim vestido?

Se formamos uma opinião a respeito de alguém baseados em 55% no aspecto visual, 38% na maneira como a pessoa fala e apenas 7% no conteúdo do que é dito, é muito importante causar sempre uma boa impressão, porque pode não ter uma segunda oportunidade.

O nosso conselho é simplificar, por que “menos é mais”. A roupa escolhida deve ser discreta, confortável e capaz de lhe proporcionar toda a confiança. Afinal quer ser recordado pelos melhores motivos e centrar-se no seu valor e competências profissionais.

13 conselhos para escolher a roupa para uma entrevista de emprego:

1 Pesquise sobre a empresa a que se candidata

Escolha o que vai usar, em função do dress code da empresa a que se candidata, mas também do cargo a desempenhar. É uma empresa mais conservadora (advocacia, finanças ou banca) ou, pelo contrário, é uma indústria mais criativa (design, publicidade, moda e artes)? Em caso de dúvida, opte por uma roupa mais formal e não arrisque. Quanto mais elevado for o cargo a que se candidata, maior será a necessidade de um conjunto mais formal, como o clássico fato (blazer e saia ou calças) e camisa.

2 Sinta-se confortável

Deve sentir-se confortável com a roupa, pois isso irá refletir-se na sua postura durante a entrevista. Se não sabe como comportar-se numa saia travada e nuns sapatos de salto alto, escolha umas calças e sapatos rasos. O importante é sentir-se bem, confiante e ter liberdade de movimentos. Se pedir peças emprestadas, tenha em atenção se o tamanho e a forma são as mais adequadas para o seu tipo de corpo e altura.

Para os homens, não se esqueça que só deve apertar o botão do meio do casaco e desabotoá-lo sempre que se sentar.

3 Os cortes, cores e padrões mais indicados

O ideal será vestir peças com um corte clássico, como é o caso de um blazer com uma saia ou calças, que poderá ser igual ou de cores, texturas e padrões diferentes. Pode conjugar um casaco cinzento com uma saia/calças pretas ou usar um casaco liso com umas calças de xadrez.

O importante é optar por tons neutros (preto, cinzento, azul marinho ou bege) e por padrões de pequena dimensão, que são mais discretos (riscas finas ou xadrez Pied de Poule ou Príncipe de Gales), em vez de estampados muito exuberantes e coloridos. Evite padrões com flores, muito femininos, e com bonecos ou frases, por serem demasiado juvenis.

Para cargos mais informais, pode substituir o blazer por um casaco de malha fina (cardigã). Um dos truques para tornar este visual mais sofisticado e elegante é usar um cinto de pele a marcar a cintura.

No caso dos homens, opte por fatos clássicos, nas cores azul-marinho ou cinzento, evitando o preto, o castanho e o bege. Pode optar por uma gravata de cor ou com padrões discretos, mas sem ser brilhante. Tenha como medida, para a altura da gravata, o início da fivela do cinto.

4 As calças mais adequadas

Prefira calças clássicas, de corte a direito, nas situações mais formais. Pode optar por umas calças pretas ou cinzentas, que deverá conjugar com uma blusa e um blazer. Evite calças de cintura descaída, muito largas ou de corte skinny, por serem demasiado justas. As calças de ganga, mesmo de cor escura, e as leggins estão fora de questão.

Quanto aos homens, prefira as calças de corte clássico e a direito, e nunca use ganga ou calções numa entrevista de trabalho. O comprimento correcto das bainhas é fundamental. O ideal é que as calças fiquem direitas em baixo, sem ficarem amachucadas ou com excesso de tecido junto aos sapatos.

5 A altura ideal das saias

Evite mini-saias e prefira os modelos de saia pelo joelho ou alguns centímetros acima deste. As saias lápis ou a direito são as mais indicadas, mas se tiver uma anca larga pode optar por uma saia em formato de A. As saias mais fluídas também podem ser uma boa opção para quem não se sente confortável com roupa justa.

6 Camisas e blusas mais indicadas

As camisas e as blusas de malha fina, com decote redondo ou em V são uma boa opção. A camisa não tem de ser branca, pelo que pode optar por cores neutras ou por padrões discretos. Evite malhas muito grossas ou com borbotos e camisas com folhos ou com estampados de grande dimensão, assim como as cores muito vivas. Os grandes decotes, as transparências, as rendas, as tachas e as lantejoulas também não são adequados para esta ocasião. No verão, evite tops e blusas de alças finas.

No que se refere aos homens, recomenda-se uma camisa branca ou de cor, de preferência lisa ou com padrões de pequena dimensão. Para os cargos mais formais, pode adicionar um colete, ou no caso de ser informal, um pullover de decote em V de malha fina.

7 O formato dos vestidos

O vestido pode ser uma boa opção para quem prefere uma peça única. Prefira os modelos cintados e por altura do joelho, sem grandes decotes ou alças finas, e em tons neutros. Conjugue-os com um blazer ou casaco de malha fina. Use um cinto de pele para marcar a cintura, se desejar. Prefira collants de cor da pele (formal) ou pretos e nunca com cores ou motivos.

8 Os sapatos a usar

Para as mulheres, os saltos altos médios, sabrinas, loafers ou sapatos Oxford (com atacadores) são os ideais. Nada de ténis, botas UGG, sapatos/botas com franjas e tachas ou sandálias muito abertas.

Os homens não devem calçar ténis ou mocassins. Prefira os modelos mais clássicos, com ou sem atacadores, nas cores preto ou castanho. Não se esqueça que as meias devem ser de cano alto, para não mostrar a perna, e no mesmo tom das calças. Nunca use meias brancas.

9 Em que acessórios deve apostar

Os acessórios são uma boa aposta para tornar o visual mais interessante, desde que os conjugue de forma sensata. No visual mais básico, poderá acrescentar o seu cunho pessoal através de um colar, brincos ou lenço. Não se esqueça do lema “menos é mais”, pois os excessos não funcionam a seu favor. Evite também pulseiras que fazem barulho, ao bater na mesa, e materiais de plástico, tecido ou peças muito étnicas.

As gravatas devem ser discretas e o nó deve ter em conta o tamanho da cabeça (grande = nó cheio e pequena = meio nó), sendo recomendado o clássico nó de Windsor. Nunca use motivos com bonecos, animais ou emblemas, pois pode ser interpretado como alguém que não leva nada a sério. Os cintos devem combinar com os sapatos.

10 Os melhores modelos de malas

Escolha um modelo de média dimensão e em tons neutros (preto, cinzento, castanho ou bege). Esqueça as imitações de marca, que vão causar má impressão. Evite malas com muitas cores, de plástico ou lona, com bonecos ou com padrões exuberantes ou mochilas, por serem muito juvenis e desportivas.

11 Uma maquilhagem “natural” é mais segura

A maquilhagem deve ser sóbria e em tons nude. Utilize uma base ou BB Cream no seu tom de pele, para evitar a diferença de cor do rosto para o pescoço; um corretor, para disfarçar as marcas e as olheiras; um blush ou pó bronzeador para dar mais cor ao rosto e uma máscara de pestanas para abrir o olhar. Esqueça as sombras coloridas, brilhantes ou escuras, mais apropriadas para uma festa. Pode acrescentar um batom, mas num tom discreto. Nada de tons escuros, encarnados ou rosa pastilha elástica.

12 Unhas sempre arranjadas e limpas

Muitas vezes esquecidas, as unhas são muito importantes para a sua imagem, pois umas unhas sujas, lascadas e roídas passam a impressão de uma pessoa desleixada, ansiosa e insegura. Use tons neutros e esqueça as cores vivas, os desenhos ou brilhantes.

13 Como pentear o cabelo

O cabelo deve ter um aspeto cuidado e limpo. Não arrisque em penteados demasiado elaborados, como apanhados, tranças ou muitos caracóis. O penteado deve ser simples e não esconder o rosto ou os olhos. Use-o o solto ou num rabo de cavalo. Se pintar o cabelo tenha em atenção o tamanho das raízes. Deve evitar brincar com o cabelo, durante a entrevista, pois denota ansiedade e nervosismo.

Os homens devem evitar restos de gel no cabelo ou caspa nos ombros. O cabelo deve ter um aspecto natural e não deve ficar muito rígido ou brilhante.

O que não usar numa entrevista de emprego

Roupas com transparências, brilhos ou cores demasiado vivas

Padrões de grande dimensão ou muito exuberantes

T-shirts, blusas ou gravatas com frases ou bonecos

Decotes acentuados

Calções ou calças curtas

Peças demasiado largas ou demasiado justas

Calças de ganga, leggins ou peças desportivas

Perfume ou maquilhagem em excesso

Ténis, mocassins, sapatos com franjas e tachas e saltos muito altos

Acessórios exuberantes ou de má qualidade

Roupa amarrotada ou suja

Veja mais conselhos no blog de Rita Carvalho ou na página de Facebook da consultora de Comunicação e Imagem.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gustavo Bom / Global Imagens)

Sofia Tenreiro: “Estamos a captar os portugueses que não queremos que fujam”

O ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva (C), ladeado por Ana Teresa Lehmann, secretária de Estado da Indústria (D), e Miguel Cabrita (E), secretário de Estado do Emprego, fala aos jornalistas no final da reunião com administração e Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa para discutirem um modelo de trabalho para o próximo ano, no Ministério do Trabalho e da Segurança Social, em Lisboa, 15 de dezembro ded 2017.  Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Autoeuropa. Governo dá luz verde a creches para destravar diálogo

Mário Centeno. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Fitch dá maior subida de rating de sempre a Portugal e coloca país no grupo da Itália

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Tem uma entrevista? 13 conselhos para se vestir como deve ser