Usa óculos? Veja como escolher o modelo ideal para si

ng3921180

Com certeza que já viu um modelo de óculos numa revista ou até mesmo num colega e que adorou. Mas já se questionou se a armação é a mais indicada para o seu tipo de rosto? Tenha sempre em conta as suas características pessoais.

Escolha uma armação que fique em harmonia com o seu formato de rosto, mas que também combine com o seu estilo e personalidade. Com tantas formas e materiais, o difícil é optar por um modelo. E já agora, sabe o que deve ter em conta no momento de decisão?

Na hora de escolher os óculos, tenha tempo e paciência para pesquisar os modelos existentes e leve alguém consigo para lhe dar uma segunda opinião.

Se trabalha num ambiente mais formal ou no atendimento ao público opte por modelos lisos, sem padrões ou detalhes, por serem mais discretos. Se, pelo contrário, prefere armações mais criativas aposte em óculos de acetato coloridos ou com formatos mais marcantes, mas evite sempre os excessos. Guarde sempre os óculos num estojo próprio, de forma a proteger as lentes de riscos e de sujidade.

Os Óculos para cada Tipo de Rosto

Além do estilo e da profissão, o tipo de rosto é importante para escolher o modelo de óculos ideal. Parece uma tarefa complicada, mas basta conhecer algumas regras de estilo para tomar a decisão mais acertada.

Rosto redondo – Este tipo de rosto apresenta a mesma proporção entre a sua largura e o comprimento. A armação mais indicada é a quadrada ou rectangular, pois as linhas semi-rectas e rectas ajudam a afinar o rosto. Evite modelos redondos ou muito largos e aposte em hastes grossas e com lentes em tons claros, pois são boas opções para disfarçar o volume do rosto.

Rosto quadrado – Quem tem uma testa larga e o maxilar largo deve optar por óculos arredondados e ovalados, de modo a suavizar as formas do rosto. Outra opção são as lentes com corte de nylon (sem armação inferior) ou em degradé. As armações que tenham os aros levemente mais largos nas têmporas também ajudam a disfarçar o maxilar acentuado.

Rosto triangular – Uma das características do rosto triangular é ter a testa um pouco mais larga do que o queixo, que é mais fino. Para equilibrar a linha do rosto deve apostar em armações grandes, arredondadas e ovais, assim como nas lentes em degradé. Porém, evite armações mais largas do que o rosto, pois realçam a diferença da testa para o queixo e também as que têm a parte inferior baixa e que cobrem as maçãs do rosto.

Rosto oval – É o formato de rosto mais equilibrado, em que a linha das maçãs do rosto é mais larga do que a testa e o queixo. Fica bem com todos os formatos de armações. No entanto, deve evitar os modelos mais largos, pois podem dar a impressão de que o rosto é demasiado longo.

Outros detalhes a ter em conta

A pupila deve estar centrada no desenho da armação, como se fosse um alvo.

O apoio do nariz (também chamado de “ponte dos óculos”) deve encaixar bem, sem marcar a pele, o que ocorre quando o tamanho não é adequado. As armações devem ser proporcionais à área de apoio no nariz.

A armação deve sobrepor a parte inferior dos olhos, de forma a disfarçar as olheiras.

Os óculos não devem cobrir as sobrancelhas e sim delinear a sua linha, acompanhando o formato da armação. Se a sobrancelha é arredondada, a armação também deve ter esta forma. Se as suas sobrancelhas forem espessas ou marcantes escolha óculos que consigam delineá-las por dentro e também suavizá-las. Neste caso, evite os modelos mais pesados, para não acentuá-las ainda mais. Caso tenha sobrancelhas rectas e finas, opte por óculos com armações levemente mais escuras para realçá-las.

As hastes devem estar apenas apoiadas nas têmporas (sem ficarem muito justas) e ajustadas atrás da orelha. Desta forma, não fazem pressão sobre a cabeça e mantêm os óculos seguros.

Por Rita Carvalho, Consultora de Comunicação e Imagem

In Styleland – Image and Communication Consulting

Blogue: www.instyleland.com

Facebook: https://www.facebook.com/InStyleland

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa

Casas estão mais caras em todo o país. Grandes subidas chegam às periferias

Mario Draghi. Fotografia: BCE

Draghi afasta cenário de nova recessão até 2020 pelo menos

O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, e  o presidente do conselho de administração, Miguel Frasquilho. FOTOGRAFIA: Tiago Petinga/Lusa

TAP foca estratégia de crescimento na América do Norte

Outros conteúdos GMG
Usa óculos? Veja como escolher o modelo ideal para si