moda

Vai à Festa de Natal da Empresa? Atenção ao dress code

Chegou a época das festas de Natal e está na hora de deixar de lado o tradicional dress code de trabalho. Mas atenção, não se esqueça que sendo um evento institucional, os convidados são os seus colegas, chefias e demais colaboradores. Por isso, Rita Carvalho, Consultora de Comunicação e Imagem da InStyleland, sugere que mantenha sempre uma atitude e imagem profissional.

Por certo, já viu imagens de festas em que os participantes estavam tão alegres, que nem repararam que tinham a gravata torta e a camisa manchada de vinho; a saia tão curta ou um decote tão revelador, que a roupa interior ficou à vista; ou um look tão exagerado, que mais pareciam uma árvore de Natal!

Como tal, na hora de escolher o que vai levar ao jantar de Natal da sua empresa, tenha em conta estes pontos: se existe um dress code definido e qual é o local, o programa previsto e a hora do convite, de modo a avaliar o grau de formalidade do evento. Lembre-se que pode sempre perguntar aos restantes colegas, o que estes estão a pensar levar, de forma a estar alinhada com a maioria.

Não se esqueça de que é uma festa e que pode ser mais ousada, criativa e sofisticada, do que o habitual, mas mantendo alguns limites. Afinal, vai estar num ambiente profissional e a empresa vai, por certo, fazer uma reportagem fotográfica do acontecimento.

Boas sugestões

O vestido é sempre uma boa opção e poderá optar pelo tradicional vestido preto, que é uma aposta segura. Mas aproveite para usar alguma cor, afinal o espírito deve ser festivo. Não use vestidos compridos, a não ser que seja convidada para um jantar de gala.

Um vestido vermelho ou de outra cor é uma boa forma de se destacar, mas evite que este seja colado ao corpo, transparente, muito decotado ou curto para não parecer vulgar. Prefira cortes justos ou estruturados e em materiais de qualidade, como o veludo, a seda ou os acetinados.

Leve sempre uns collants extra na mala. Assim, evita ficar com uma malha na meia durante todo o evento. Prefira os modelos em preto ou em cor de pele.

As saias podem ser de comprimento médio ou compridas, justas ou com volume, mas não demasiado coladas, curtas, com grandes rachas ou semi-transparentes.

O blazer clássico pode ser usado com um vestido, uma blusa mais festiva ou acessórios mais glamorosos.

Uma mala pequena (clutch), que possa usar na mão ou ao ombro. As malas com alças são sempre mais práticas.

Pode usar brilhos, como lantejoulas, pedras ou tecidos brilhantes e acetinados, mas de forma moderada. Atenção ao horário e ao local da festa para não cometer excessos. Por exemplo, um top de lantejoulas com um blazer tipo smoking ou de veludo fica super chique para um evento de noite (jantar e festa), em vez de usar um vestido de lantejoulas). Ou então, use peças com apontamentos brilhantes.

Os tons metalizados estão em alta nesta estação, mas evite um look integral. Use numa peça ou como apontamento. Por exemplo, um lenço, top, clutch ou sapatos.

Um macacão com acessórios é uma boa alternativa ao vestido para quem prefere usar calças. Aproveite para colocar um cinto, de forma a destacar a cintura.

Se preferir calças, opte por um modelo a direito ou tipo pantalona, consoante o seu tipo de corpo. O tecido deve ser leve e fluído, por ser mais sofisticado. Se as calças forem discretas aposte numa blusa diferente, com um ombro só, estampada ou com detalhes.

Num evento mais casual, pode usar uns jeans escuros, mas com um blazer clássico ou peças mais sofisticadas.

Use uma camisa ou blusa mais elegante, mas sem grandes decotes no peito ou nas costas. As transparências ficam muito chiques, mas use sempre um top por baixo para não se ver a lingerie.

Em eventos mais formais, os homens devem optar por fato escuro. Os sapatos devem ser pretos, de couro e bico fino, e as meias (finas) da mesma cor do sapato. O cinto também deve ser fino e do tom do calçado. Num registo mais informal, os homens podem usar um blazer com camisa e calças clássicas.

Por cima do coordenado, escolha um casaco comprido quente, sobretudo se estiver frio e levar uma roupa mais leve por baixo. À chegada da festa, deixe-o no bengaleiro.

Aproveite para acessorizar! Um maxi-colar pode ser uma boa escolha, assim como bijuteria mais vistosa, contudo evite usar demasiadas peças chamativas para não ficar excessivo.

Uma boa oportunidade para usar os sapatos de salto alto de que tanto gosta, mas escolha modelos elegantes e sóbrios. Se usar saia ou vestido com collants cor da pele e quiser alongar as pernas, opte por uns sapatos em tons nude. As palmilhas de silicone são uma boa solução se tiver de passar muito tempo de pé, pois atenuam a dor na planta do pé e nos calcanhares.

Não se esqueça que as cores claras, vivas, acetinadas e com brilho “acrescentam” volume e os tons escuros, neutros e mate dão a ilusão de adelgaçar o corpo. Por isso, se prefere disfarçar ou destacar uma zona do corpo, tenha em conta estas regras.

A Maquilhagem

A maquilhagem pode ser mais ousada, com tons escuros e sombras com brilhos. Se optar por destacar os olhos, aposte num smokey eye (sombras em degradé), ou então valorize os lábios com um batom mais vivo: vermelho, rosa ou laranja. Mas mantenha sempre o equilíbrio, opte por realçar os olhos ou os lábios.

O Cabelo

O cabelo pode assumir várias formas: solto, liso ou com ondas; semi-apanhado, com volume no topo da cabeça; apanhado, com um coque, trança ou rabo-de-cavalo; ou até mesmo apanhado de um dos lados, ficando todo o seu volume assente num dos ombros. Pode aproveitar para usar acessórios de cabelo mais glamorosos (ganchos e bandoletes).

O que não deve usar na festa de empresa:

Transparências, em que a roupa interior fique visível

Grandes decotes e saias muito curtas

Malas grandes. Prefira uma clutch (mala de mão)

Leggins

Malhas grossas

Collants de rede ou de renda

Tops cai-cai

T-shirt, calça de ganga e ténis (demasiado informal)

Sapatos com sola de borracha

Rita Carvalho

Consultora de Comunicação e Imagem

In Styleland – Image and Communication Consulting

Blogue: www.instyleland.com

Facebook: https://www.facebook.com/InStyleland

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

Governo questiona RTP sobre não transmissão de Jogos de Minsk

DHL Express Store2

DHL Express vai investir até 600 mil euros em rede de lojas pelo país

Outros conteúdos GMG
Vai à Festa de Natal da Empresa? Atenção ao dress code