Literacia

Mudar fornecedor da luz? Resolver conflito? ERSE lança vídeos para a ajudar

A tarifa social de eletricidade dá desconto de 34% na tarifa

Esclarecer e ajudar são os objetivos desta iniciativa, que arranca com três dos temas que mais dúvidas despertam nos consumidores.

Enganos na leitura de faturas, desconhecimento de direitos ou dúvidas sobre como resolver conflitos. São muitas as queixas, dúvidas e pedidos de informação que todos os dias chegam ao regulador da energia.

Para facilitar a vida aos consumidores e tornar mais claras as respostas às suas principais questões, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) decidiu lançar uma coleção de vídeos curtos. Esclarecer e ajudar são os objetivos desta iniciativa, que arranca com três dos temas que mais dúvidas despertam nos consumidores: Como ler a sua fatura? Como posso mudar de comercializador de energia? Como resolver um conflito com o fornecedor de energia?

Os trechos pretendem servir como instrumentos de reforço da literacia dos consumidores sobre o funcionamento e a regulação dos setores da eletricidade, do gás natural, da mobilidade elétrica, dos combustíveis e do GPL (gás de garrafa).

Veja aqui todos os vídeos na página da ERSE

“Ao longo dos próximos meses serão divulgados um conjunto de vídeos didáticos, em linguagem simples, clara e rigorosa, que explicam e descodificam a complexidade de vários temas energéticos, considerados relevantes para um melhor conhecimento do setor por parte dos consumidores”, explica a entidade reguladora, que entende ser crucial “para uma maior consciencialização e exigência dos consumidores, no que toca aos seus direitos,” que estes tenham um conhecimento aprofundado nestas matérias.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

1400 empresas já pediram para aderir ao novo lay-off, apoios só a 28 de abril

Antonoaldo Neves, presidente executivo da TAP. Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens

TAP também vai avançar com pedido de layoff

Veículos da GNR durante uma operação stop de sensibilização para o cumprimento do dever geral de isolamento, na Autoestrada A1 nas portagens dos Carvalhos/Grijó no sentido Sul/Norte, Vila Nova de Gaia, 29 de março de 2020. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Mais de 80 detidos e 1565 estabelecimentos fechados

Mudar fornecedor da luz? Resolver conflito? ERSE lança vídeos para a ajudar