dicas

10 conselhos para poupar energia em casa este Inverno

Sintra pode ficar branca
Sintra pode ficar branca

O frio começa a ameaçar a sério e com isso a fatura da eletricidade e do gás essente-se. Veja dez conselhos práticos para que as contas ao final do mês não sejam tão assustadoras durante o inverno.

1. Procure manter uma temperatura constante à volta dos 22º. É a mais eficiente.

2. Não faça grandes variações. As subidas e descidas abruptas de temperatura podem ter um efeito considerável na fatura. Um grau a mais pode significar um aumento de 7% nos custos.

3. Desligue o aquecimento à noite e não o ligue de manha até a casa estar ventilada e as janelas fechadas. Nos quartos, à noite, basta ter uma temperatura entre 15 e 17º.

4. Instale um termostato para regular a climatização da casa. Pode chegar a ter uma poupança entre 8 e 13% usando válvulas termoestáticas nos radiadores.

5. Um termostato no duche também pode ajudar a poupar até 6% de energia, sendo que a temperatura perfeita para se sentir cómodo anda em volta dos 30 a 35º. Os sistemas de acumulação de água quente são mais eficientes que os de produção instantânea. Se tem torneiras independentes para a água quente e fria, o melhor é passar para uma só.

6. Arranje um bom isolamento. Se possível, aposte em janelas duplas ou vidros duplos. Vai poupar cerca de 20% de energia. É que 40% das fugas de energia acontecem pelos vidros e janelas.

7. Procure de onde vêm as correntes de ar em sua casa e se estão em sítios que não utiliza feche-os com silicone, massa ou outro material similar.

8. Coloque os aquecedores junto às janelas. Assim vai criar uma cortina de ar quente que atenua a exposição ao frio exterior.

9. Desligue os radiadores de que não necessita para manter o conforto e desligue o aquecimento se vai estar fora mais do que um dia.

10. Abra as janelas o tempo necessário para ventilar as divisões da casa. Dez minutos é o suficiente para renovar o ar.

Não se esqueça, finalmente, de que também deve ter atenção à iluminação, outra fonte de consumo de energia. Um edifício gasta cerca de 60% em climatização- Este valor varia de acordo com o uso, localização e eficiência energética, mas o aumento da fatura nos meses de invernos nota-se bem na carteira.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
epa05492274 A handout picture provided by Intel Corp. on 17 August 2016 shows Intel CEO Brian Krzanich (L) and Technical Marketing Engineer Craig Raymond (R) demonstrating the Project Alloy virtual reality headset during a presentation at the Intel Developer Forum in San Francisco, California, USA, 16 August 2016.  EPA/INTEL CORPORATION/HANDOUT  HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES

Project Alloy. Não é realidade virtual, é realidade misturada

Quase 700 mil famílias vivem em "pobreza extrema", de acordo com o Instituto Nacional de Estatística da Venezuela. Fotografia: REUTERS

Índice de pobreza aumentou 33,1% na Venezuela

Rui Freire conta com experiência na Microsoft, grupo Havas e Global Media Group. Fotografia: DR

Rui Freire passa da Microsoft para o grupo Omnicom

IEFP quer "defender os estagiários"  para que "possam estar mais acompanhados".

Presidente do IEFP vai promover “auditoria interna”

Fotografia: REUTERS/ Lucy Nicholson

Estes são os atores mais bem pagos do mundo, segundo a Forbes

arranjar emprego

Gig economy. A nova moda do mercado laboral não serve a Portugal

Conteúdo Patrocinado
10 conselhos para poupar energia em casa este Inverno