OPA EDP

OPA EDP. Gas Natural tem dois fortes aliados para lançar uma oferta

EDP
EDP

A argelina Sonatrach e o fundo norte-americano Capital Group podem unir-se à espanhola Gas natural para lançar uma OPA à EDP, diz o El Confidencial.

De acordo com analistas citados pelo jornal El Confidencial, a espanhola Gas Natural conta já com dois aliados para lançar uma contra oferta àquela que foi já entregue pela China Three Gorges, e que contempla um valor de 3,26 euros por ação. Um valor considerado já demasiado baixo pela EDP, que poderá estar a preparar também, por seu lado, uma contra OPA.

Diz o jornal que os prováveis aliados da Gas Natural não são nem a francesa Engie nem a italiana Enel, que também já manifestaram o seu interesse na elétrica portuguesa. Vários analistas avançam a possibilidade de uma contra OPA por parte destas gigantes elétricas europeias: a Enel estaria muito ativa depois do êxito na compra da Abertis; e a Engie planeou lançar uma OPA à EDP em abril mas acabou por desistir.

Por seu lado, a Gas Natural tem outros aliados no seio da própria EDP e vem trabalhando há vários meses numa “fusão amigável em fogo lento”, diz o El Confidencial. Entre estes aliados estão a argelina Sonatrach que tem 2,38% de EDP, e que controla 4% da Gas Natural, com relações “muito boas” entre as duas empresas, segundo fontes do setor energético.

Por outro lado, o fundo norte-americano Capital Group, com sede em Los Angeles, controla agora 12% de EDP. A relação do Capital Group com o novo presidente da Gas Natural, Francisco Reynés, é muito “fluída”, depois do lucro com a OPA sobre a Abertis, graças à qual o fundo ganhou mais de 300 milhões depois de ter vendido com mais-valias os seus 13% da concessionária de auto-estradas.

Tendo em conta que o grupo chinês China Three Gorges planeia uma compra da EDP por 7.700 milhões, uma contra OPA teria de chegar pelo menos aos 9.000 milhões.

Neste momento, todo o setor energético demonstra uma tendência de concentração a nível europeu, dadas as margens reduzidas que há anos afetam as empresas do setor. Neste sentido, e pelo seu tamanho, a EDP é muito apetecível, diz o El Confidencial.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Jan de Pooter, CEO Tranquilidade (Foto: Filipa Bernardo/ Global Imagens)

Tranquilidade vende posição na Europ Assistance

Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens

Número de desempregados inscritos no IEFP em mínimos de 16 anos

Vieira da Silva, ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social.  Foto: Tiago Petinga/LUSA

Economia garante aumento real para 80% das pensões em 2019

Outros conteúdos GMG
OPA EDP. Gas Natural tem dois fortes aliados para lançar uma oferta