12,5 mil precários com luz verde para entrar no Estado

Comissões de avaliação analisaram 22 mil dos 31 mil requerimentos que receberam.

As comissões de avaliação bipartidas (CAB) analisaram e emitiram parecer sobre 22 321 dos requerimentos que lhes foram remetidos por trabalhadores do estado com vínculo precário. Destes há 12 522 que já tiveram parecer favorável.

Num novo balanço do programa de regularização extraordinária de vínculos precários na administração pública (PREVPAP) o ministro Vieira da Silva deu ainda conta que há já 7 101 pareceres das CAB aprovados e homologados pelo governo.

Esta intervenção do governo (através dos ministros das Finanças, Segurança Social e da tutela do serviço em causa) é o último passo para que possa ser aberto o concurso e preenchida a vaga pelo trabalhador com um contrato de trabalho em funções publicas.

Até ao momento foram lançados 320 concursos para o preenchimento de 2 267 vagas.

Neste processo do PREVPAP apresentaram requerimento 31 957 trabalhadores que consideraram estar a desempenhar funções que correspondem a uma necessidade permanente do serviço.

Recentemente veio a publico o caso dos formadores do IEFP dando conta debate apenas seriam abertas vagas para cerca de metade dos trabalhadores que viram as CAB dar parecer positivo.

José Soeiro do Bloco de Esquerda questionou Vieira da Silva sobre esta discrepância (que está a gerar a apresentação de contestações). Na resposta o ministro referiu que "o governo irá acompanhar e avaliar todas as contestações que forem feitas".

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de