Energia

Poupa Energia. Galp, Goldenergy e Iberdrola ganham 1000 novos clientes

Galp apresentou resultados

Entre julho e setembro, 336 pessoas submeteram pedidos de mudança de comercializador, numa poupança estimada anual de mais de 33.500 euros por ano.

A Galp Power, Goldenergy e Iberdrola foram as empresas que mais beneficiaram com o portal Poupa Energia no terceiro trimestre de 2018, somando 92% dos pedidos de mudança de comercializador realizados através do site da ADENE. No acumulado do segundo e do terceiro trimestre, as três empresas somam no total quase 1000 dos pedidos de alteração de tarifário e de empresa de fornecimento de energia doméstica.

Neste cenário, a Galp destaca-se largamente com 680 dos pedidos de mudança online dirigidos à empresa entre abril e setembro de 2018. Segue-se a Goldenergy, com 211 pedidos, e a Iberdrola, com 104 novos potenciais clientes. Por seu lado, apenas 27 pessoas manifestaram a sua vontade em realizar um novo contrato com a EDP Comercial.

Entre julho e setembro, 336 pessoas submeteram pedidos de mudança de comercializador, que se traduzem numa poupança estimada anual de mais de 33.500 euros por ano, resultando em 100 euros/ano de poupança por consumidor. “O terceiro trimestre representa 18% da poupança gerada pela mudança de comercializador”, diz a ADENE. Ainda assim, registou-se um decréscimo de 59% nos pedidos de adesão face ao trimestre anterior. Nos três meses anteriores o Poupa Energia somou 813 pedidos de adesão, mais do dobro.

Em comunicado, o Poupa Energia estimou uma poupança anual de 186 mil euros com a mudança de comercializador realizada através do portal. O Poupa Energia, que é operacionalizado pela ADENE – Agência para a Energia, registou nos primeiros nove meses de 2018 um total de 170 mil visitas, número que se traduziu em cerca de 168 mil simulações e 1859 pedidos de mudança de tarifário. Lisboa continua a ser a região com mais expressão, tendo registado 36% do volume total de visitas.

Os consumidores que visitam o portal procuram, em primeiro lugar, ofertas de tarifários dual, eletricidade e gás natural, em segundo lugar tarifários de eletricidade e, por último, ofertas de gás natural, refere o relatório trimestral do Poupa Energia. Atualmente, a plataforma permite comparar ofertas de um total de 24 comercializadores com 266 tarifários de eletricidade, gás natural ou serviço combinado. Nesta fase são 5 os comercializadores que disponibilizam tarifários de eletricidade com origem 100% renovável.

Durante o terceiro trimestre o número de tarifas disponíveis aumentou 12%, estando disponíveis 285 ofertas tarifárias com preço fixo de eletricidade e/ou gás natural. Atualmente são nove os comercializadores de mercado livre que disponibilizam tarifa equiparada à tarifa regulada: para uma potência de 3,45 kVA, os preços na tarifa regulada chegam aos 0,1621 euros/dia, acima da tarifa em mercado livre, que se situa nos 0,1269 euros/dia.

Visando servir um universo de 6.5 milhões de consumidores de eletricidade e 1.5 milhões de consumidores de gás natural, o portal Poupa Energia disponibiliza ainda informação relevante sobre eficiência energética.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, à chegada para uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para apresentação da lista de nomes propostos para secretários de Estado do XXII Governo Constitucional, no Palácio de Belém, em Lisboa, 21 de outubro de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Conheça os secretários de Estado do novo Governo

Outros conteúdos GMG
Poupa Energia. Galp, Goldenergy e Iberdrola ganham 1000 novos clientes