Energia

Poupa Energia. Galp, Goldenergy e Iberdrola ganham 1000 novos clientes

Galp apresentou resultados

Entre julho e setembro, 336 pessoas submeteram pedidos de mudança de comercializador, numa poupança estimada anual de mais de 33.500 euros por ano.

A Galp Power, Goldenergy e Iberdrola foram as empresas que mais beneficiaram com o portal Poupa Energia no terceiro trimestre de 2018, somando 92% dos pedidos de mudança de comercializador realizados através do site da ADENE. No acumulado do segundo e do terceiro trimestre, as três empresas somam no total quase 1000 dos pedidos de alteração de tarifário e de empresa de fornecimento de energia doméstica.

Neste cenário, a Galp destaca-se largamente com 680 dos pedidos de mudança online dirigidos à empresa entre abril e setembro de 2018. Segue-se a Goldenergy, com 211 pedidos, e a Iberdrola, com 104 novos potenciais clientes. Por seu lado, apenas 27 pessoas manifestaram a sua vontade em realizar um novo contrato com a EDP Comercial.

Entre julho e setembro, 336 pessoas submeteram pedidos de mudança de comercializador, que se traduzem numa poupança estimada anual de mais de 33.500 euros por ano, resultando em 100 euros/ano de poupança por consumidor. “O terceiro trimestre representa 18% da poupança gerada pela mudança de comercializador”, diz a ADENE. Ainda assim, registou-se um decréscimo de 59% nos pedidos de adesão face ao trimestre anterior. Nos três meses anteriores o Poupa Energia somou 813 pedidos de adesão, mais do dobro.

Em comunicado, o Poupa Energia estimou uma poupança anual de 186 mil euros com a mudança de comercializador realizada através do portal. O Poupa Energia, que é operacionalizado pela ADENE – Agência para a Energia, registou nos primeiros nove meses de 2018 um total de 170 mil visitas, número que se traduziu em cerca de 168 mil simulações e 1859 pedidos de mudança de tarifário. Lisboa continua a ser a região com mais expressão, tendo registado 36% do volume total de visitas.

Os consumidores que visitam o portal procuram, em primeiro lugar, ofertas de tarifários dual, eletricidade e gás natural, em segundo lugar tarifários de eletricidade e, por último, ofertas de gás natural, refere o relatório trimestral do Poupa Energia. Atualmente, a plataforma permite comparar ofertas de um total de 24 comercializadores com 266 tarifários de eletricidade, gás natural ou serviço combinado. Nesta fase são 5 os comercializadores que disponibilizam tarifários de eletricidade com origem 100% renovável.

Durante o terceiro trimestre o número de tarifas disponíveis aumentou 12%, estando disponíveis 285 ofertas tarifárias com preço fixo de eletricidade e/ou gás natural. Atualmente são nove os comercializadores de mercado livre que disponibilizam tarifa equiparada à tarifa regulada: para uma potência de 3,45 kVA, os preços na tarifa regulada chegam aos 0,1621 euros/dia, acima da tarifa em mercado livre, que se situa nos 0,1269 euros/dia.

Visando servir um universo de 6.5 milhões de consumidores de eletricidade e 1.5 milhões de consumidores de gás natural, o portal Poupa Energia disponibiliza ainda informação relevante sobre eficiência energética.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

1400 empresas já pediram para aderir ao novo lay-off, apoios só a 28 de abril

Antonoaldo Neves, presidente executivo da TAP. Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens

TAP também vai avançar com pedido de layoff

Veículos da GNR durante uma operação stop de sensibilização para o cumprimento do dever geral de isolamento, na Autoestrada A1 nas portagens dos Carvalhos/Grijó no sentido Sul/Norte, Vila Nova de Gaia, 29 de março de 2020. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Mais de 80 detidos e 1565 estabelecimentos fechados

Poupa Energia. Galp, Goldenergy e Iberdrola ganham 1000 novos clientes