Energia

Galp coloca em produção a nona plataforma no pré-sal brasileiro

FPSO P-67
FPSO P-67

A nova plataforma eleva a capacidade dos projetos Lula/Iracema para 1,3 milhões de barris diários de petróleo e 56 milhões m3 de gás natural.

A Galp informou esta sexta-feira em comunicado à Comissão do Mercado de valores Mobiliários (CMVM) que a empresa “passou a contar com uma unidade de produção adicional em operação nos campos Lula/Iracema, a nona plataforma instalada em pouco mais de oito anos numa das regiões produtoras de petróleo e gás natural mais ricas e competitivas do planeta”.

A nova unidade, designada P-67, encontra-se colocada na área de Lula Norte, no pré-sal da bacia de Santos e dispõe de uma capacidade para processar diariamente 150 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.

“Esta FPSO (da sigla inglesa Floating, Production, Storage and Offloading ) deverá ser ligada a um total de nove poços produtores e seis poços injetores”, refere a petrolífera.

O início de produção da plataforma P-67 marca a conclusão do investimento inicial de desenvolvimento de grandes infraestruturas pelo consórcio do BM-S-11 em Lula/Iracema, que, além da Galp, com uma participação de 10%, integra ainda a Petrobras, operadora do projeto, com 65%, e a Shell Brasil Petróleo Ltda., com os restantes 25%.

As nove unidades instaladas desde o início da década dispõem de uma capacidade combinada para processar diariamente 1,3 milhões de barris de petróleo e 56 milhões de metros cúbicos de gás natural. A nova FPSO eleva a capacidade de processamento instalada dos projetos Lula/Iracema para 1,3 milhões de barris diários de petróleo e 56 milhões m3 de gás natural

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Galp coloca em produção a nona plataforma no pré-sal brasileiro