mobilidade

Toyota lança em 2020 novo modelo Mirai movido a hidrogénio

MIRAI_HYD_08_DPL

A Toyota patrocina o primeiro navio movido a hidrogénio do mundo, o Energy Observer, que produz hidrogénio a partir da água do mar sem gerar carbono.

A Toyota associou-se à Gasnam, associação ibérica para o desenvolvimento do gás natural, com o objetivo de trabalhar para o desenvolvimento do hidrogénio como fonte de energia livre de emissões poluentes. A 2 de outubro a associação lançou um grupo de trabalho para fomentar o hidrogénio como fonte de energia terrestre e marítima.

A secretária-geral da Gasnam, Eugenia Sillero, assegura que “a descarbonização da mobilidade exige a incorporação progressiva do gás verde no mix energético. A entrada da Toyota como sócia da Gasnam é um passo decisivo para avançar neste sentido”.

A aposta da Toyota no hidrogénio remonta a mais de 20 anos, quando a empresa iniciou um programa de investigação sobre o combustíveis. Em 2014 a marca foi pioneira com o lançamento para o mercado do Mirai, a primeira berlina movida a hidrogénio, que até hoje já vendeu mais de 10 mil unidades a nível mundial. Em 2020, a Toyota lançará em Espanha o novo modelo do Mirai, com mais de 550 km de autonomia e sem gerar emissões.

A nível global, a empresa também fornecerá o seu sistema de pilha de combustível, incluindo grupos de pilhas de combustível, depósitos de hidrogénio e outros componentes chave à Caetano Bus, para os primeiros autocarros urbanos movidos a hidrogénio, que começarão a operar, em modo de demonstração, em 2020 na Europa.

Além disso, a Toyota patrocina o primeiro navio movido a hidrogénio do mundo, o Energy Observer, que produz hidrogénio a partir da água do mar sem gerar carbono.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Economia portuguesa afunda 16,3% entre abril e junho

Visitantes na Festa do Avante.

Avante!: PCP reduz lotação a um terço, só vão entrar até 33 mil pessoas por dia

covid 19 portugal casos coronavirus DGS

Mais 235 infetados e duas mortes por covid-19 em Portugal. Números baixam

Toyota lança em 2020 novo modelo Mirai movido a hidrogénio