Eleições antecipadas

Brexit. Urnas abertas para eleições cruciais

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

O Partido Conservador vai tentar recuperar uma maioria absoluta. O Partido Trabalhista lidera a oposição para travar o acordo de saída da UE.

As assembleias de voto abriram às 7 horas (mesma hora em Lisboa), no Reino Unido para as eleições legislativas antecipadas, convocadas pelo Governo e cruciais para o processo de saída do país da União Europeia (UE).

O Partido Conservador do primeiro-ministro, Boris Johnson, vai tentar recuperar uma maioria absoluta, perdida devido a expulsões e deserções de deputados insatisfeitos com o rumo do brexit e também devido ao desentendimento com o aliado Partido Democrata Unionista (DUP) da Irlanda do Norte.

No lado oposto, o Partido Trabalhista lidera a oposição na tentativa de travar o acordo negociado por Johnson com Bruxelas para completar o processo de saída da UE até 31 de janeiro, prometendo renegociar os termos e submeter o resultado a referendo.

Os eleitores britânicos têm até às 22 horas para eleger 650 deputados.

Desde 1923 que o Reino Unido não realizava eleições nacionais no mês de dezembro, quando os dias são mais curtos, frios e húmidos devido ao inverno.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Saídas para a reforma disparam 43% na função pública

Foto: DR

EDP flexibilizou pagamento de faturas no valor de 60 milhões de euros

Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Moratórias bancárias estendidas até final de setembro de 2021

Brexit. Urnas abertas para eleições cruciais