2 milhões de contribuintes já receberam reembolso de IRS

ng3121102

Cerca de 40% dos contribuintes que entregaram este ano declaração de IRS já recebeu reembolso de imposto e o cheque que o fisco lhes remeteu é mais generoso do que o do ano passado. Em média, cada família está a receber 770 euros. Em 2012 este valor médio rondou os 738 euros.

A Administração fiscal tem praticamente concluído o processo de reembolso dos contribuintes que entregaram a sua declaração anual do imposto na 1ª Fase. Dados facultados ao DN/Dinheiro Vivo pela Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais indicam que até agora foram devolvidos cerca de 1,54 mil milhões de euros a 1,99 milhões de famílias.

Este valor contemplou, para já, sobretudo os contribuintes que em 2012 tiveram apenas rendimentos de trabalho dependente e de pensões (1ª Fase), ainda que abranja também reembolsos dos que reportaram outro tipo de rendimentos e que por isso procedem à entrega de declaração mais tarde (até maio).

Apesar de este ser o primeiro ano que os particulares estão a sentir o efeito prático da descida da deduções à coleta obtidas por via das despesas com saúde, das rendas e do empréstimo da casa, o reembolso médio que até agora foi processado indica uma subida de cerca de 30 euros face ao valor observado em 2012.

Há um ano, o fisco devolveu 1,93 mil milhões de euros a cerca de 2,6 milhões de famílias, ou seja, cerca de 738 euros a cada. Nessa altura este processo de reembolsos foi considerado concluído a 31 de julho, mas este ano o andamento dos trabalhos deverá permitir uma antecipação da data de conclusão desta campanha de liquidação do IRS, tudo apontando para que esteja concluída a 15 de julho.

“Estão a ser desenvolvidos todos os esforços para que a campanha do IRS deste ano possa ser concluída antes de 15 de julho”, precisou ao DN/Dinheiro Vivo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.

Só nessa altura poderá ser feito um balanço total das devoluções e dos pagamentos de impostos, mas o dados mostram que ao longo dos últimos anos tem aumentado o número de famílias que depois do acerto final do imposto, têm direito a reembolso. Em 2010 foram 2,36 milhões os que receberam IRS, número que no ano seguinte subiu para 2,5 milhões. Os dados de 2012, indicam que 2,6 milhões tiveram um cheque do fisco. O número poderá novamente ser ultrapassado este ano, uma vez que na 2ª Fase entregaram declaração 1,7 milhões de contribuintes.

Desde 2012 que o fim do prazo para a liquidação do IRS está estabelecido a 31 de agosto (antes estendia-se até 30 de setembro para os contribuintes com atendimentos de trabalho independente, prediais ou de capitais), mas para que o cheque chegue é necessário que não haja dívidas nem dúvidas sobre a situação fiscal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Centeno mantém crescimento de 1,9% este ano. Acelera para 2% no próximo

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Dívida pública desce mais devagar do que o previsto

desemprego Marcos Borga Lusa

Taxa de desemprego nos 5,9% em 2020. A mais baixa em 17 anos

Outros conteúdos GMG
2 milhões de contribuintes já receberam reembolso de IRS