cibercrime

Em 2017 poderemos assistir a um apagão da Internet

Maratona de programação vai decorrer entre 10 e 12 de março. Fotografia: DR
Maratona de programação vai decorrer entre 10 e 12 de março. Fotografia: DR

Um ataque informático de larga escala, que mande abaixo a internet por 24 horas, provocaria o caos nos mercados financeiros.

O arranque do ano é propício às mais diversas previsões, em vários setores, com diferentes graus de credibilidade. Algumas merecem uma atenção redobrada, como a de James Carder. O vice-presidente da LogRhythm, uma companhia norte-americana de segurança tecnológica, acredita que, em 2017, poderemos ficar 24 horas sem Internet.

Em entrevista ao Businees Insider, o executivo justifica a previsão com os recentes ataques informáticos sofridos um pouco por todo o mundo, e que foram subindo de tom, à medida que o ano de 2016 avançava. Em outubro, vários ataques de larga escala conseguiram desligar sites de milhões de utilizadores, como o Twitter, o Spotify e o SoundCloud, durante algumas horas.

“Depois de provarem que conseguem apagar sites maciços e uma grande parte da Internet dos EUA por algumas horas, uma interrupção de 24 horas parece muito fácil de concretizar”, considera James Carter, acrescentando que “em 2017, vamos assistir a algo em grande, em alguma altura, em algum lugar”. E se tal acontecer, o vice-presidente da LogRhythm deixa o alerta: “se a Internet for abaixo, os mercados financeiros vão cair”.

Já não é a primeira previsão do género. Também a revista Fortune, na sua edição de dezembro, referiu a possibilidade de os ataques informáticos recentes se virem a acentuar ao longo de 2017. A publicação menciona que a Internet das Coisas abriu espaço a que hackers consigam mais facilmente entrar em redes.

“Com mil milhões de coisas interligadas, entrar num sistema é como um bar aberto para hackers”, pode ler-se. A Fortune afirma concordar com Jeremiah Grossman, diretor de estratégia de segurança da companhia de software de antivírus SentinelOne, que, no Twitter, comentou que os ataques de outubro poderiam ser só a ponta do iceberg.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ministro das Finanças, Mário Centeno MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Orçamento pode trazer novo alívio de 200 milhões de euros no IRS

Ponte 25 de Abril

Atrasos no concurso não comprometem arranque das obras na Ponte 25 de Abril

LEONARDO NEGRAO /Global Imagens

Grupo português investe 80 milhões na compra da Toys “R” Us Iberia

Outros conteúdos GMG
Em 2017 poderemos assistir a um apagão da Internet