Consumo

SIBS. 22 de dezembro foi o dia com o maior número de compras em 2018

Terminais Multibanco. Fotografia: Global Imagens
Terminais Multibanco. Fotografia: Global Imagens

O sábado que antecedeu o Natal registaram-se 5,2 milhões de compras através do multibanco, diz a SIBS.

O mês de dezembro bateu o recorde de compras realizadas com multibanco, de acordo com os dados da SIBS relativos a 2018, divulgados esta quinta-feira. No último mês de 2018 foram processadas 276 milhões de operações, das quais 116 milhões representaram compras nos Terminais de Pagamento Automático.

22 de dezembro, o sábado que antecedeu o Natal, foi o dia de 2018 em que os portugueses mais recorreram à rede multibanco, tendo-se registado 5,2 milhões de compras. Logo a seguir, tal como aconteceu no ano passado, vem a Black Friday, a sexta-feira negra das grandes promoções, onde foram realizadas cerca de quatro milhões de compras.

De acordo com a SIBS, os levantamentos e compras dos portugueses, na época natalícia, têm vindo a aumentar ano após ano. Entre 2012 e 2018, as compras nos meses de novembro e dezembro aumentaram 39% e 33%, respetivamente. O aumento deve-se sobretudo às compras que registaram um aumento de 64% em novembro e 50% em dezembro, no mesmo período.

Os supermercados e a moda são os setores onde são realizadas mais compras nesta época.

Quem tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos são as compras online. Nos últimos sete anos, a SIBS dá conta de que estas aumentaram 187% em novembro e 168% em dezembro. Comprar através do computador ou do telemóvel representa 7,1% do total de compras dos portugueses. Viagens e cultura são os setores preferidos para comprar online.

No que às compras online diz respeito, foi a sexta-feira negra, 23 de novembro, o dia em que mais compras se fizeram com recurso ao multibanco, cerca de 400 mil operações.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O empresário Joe Berardo à chegada para a sua audição perante a II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco, na Assembleia da República, em Lisboa, 10 de maio de 2019. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Joe Berardo: “Tenho servido de bode expiatório”

Carlos Costa. Foto: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

BdP vai divulgar relatório dos grandes devedores mas incompleto

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Centeno assegura clarificação das dúvidas do BCE

Outros conteúdos GMG
SIBS. 22 de dezembro foi o dia com o maior número de compras em 2018