Consumo

SIBS. 22 de dezembro foi o dia com o maior número de compras em 2018

Terminais Multibanco. Fotografia: Global Imagens
Terminais Multibanco. Fotografia: Global Imagens

O sábado que antecedeu o Natal registaram-se 5,2 milhões de compras através do multibanco, diz a SIBS.

O mês de dezembro bateu o recorde de compras realizadas com multibanco, de acordo com os dados da SIBS relativos a 2018, divulgados esta quinta-feira. No último mês de 2018 foram processadas 276 milhões de operações, das quais 116 milhões representaram compras nos Terminais de Pagamento Automático.

22 de dezembro, o sábado que antecedeu o Natal, foi o dia de 2018 em que os portugueses mais recorreram à rede multibanco, tendo-se registado 5,2 milhões de compras. Logo a seguir, tal como aconteceu no ano passado, vem a Black Friday, a sexta-feira negra das grandes promoções, onde foram realizadas cerca de quatro milhões de compras.

De acordo com a SIBS, os levantamentos e compras dos portugueses, na época natalícia, têm vindo a aumentar ano após ano. Entre 2012 e 2018, as compras nos meses de novembro e dezembro aumentaram 39% e 33%, respetivamente. O aumento deve-se sobretudo às compras que registaram um aumento de 64% em novembro e 50% em dezembro, no mesmo período.

Os supermercados e a moda são os setores onde são realizadas mais compras nesta época.

Quem tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos são as compras online. Nos últimos sete anos, a SIBS dá conta de que estas aumentaram 187% em novembro e 168% em dezembro. Comprar através do computador ou do telemóvel representa 7,1% do total de compras dos portugueses. Viagens e cultura são os setores preferidos para comprar online.

No que às compras online diz respeito, foi a sexta-feira negra, 23 de novembro, o dia em que mais compras se fizeram com recurso ao multibanco, cerca de 400 mil operações.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Antonoaldo Neves, CEO da TAP Air Portugal. Foto:  REUTERS/Regis Duvignau

TAP obtém empréstimo de 137 milhões de euros

Mário Centeno, ministro das Finanças
( Pedro Rocha / Global Imagens )

Portugal com 2.º maior excedente orçamental no 3.º trimestre

(Leonardo Negrão/Global Imagens)

Foram vendidas 500 casas por dia em 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
SIBS. 22 de dezembro foi o dia com o maior número de compras em 2018