4 em cada 10 portugueses trabalham em microempresas

Depois da Grécia e de Itália, Portugal é o 3º país da UE onde maior percentagem (42,3%) de pessoas empregadas trabalham em empresas com menos de 10 funcionários, 12,1% acima da média europeia.

No âmbito da semana Europeia SME (Small Business Act), dedicada ao empreendedorismo e promoção de pequenas e médias empresas de todo o continente, a decorrer de 18 a 20 de novembro em Bruxelas, o Eurostat divulgou um retrato do tecido empresarial europeu, com destaque para as microempresas europeias.

os dados mostram que Portugal está no pódio da UE no rácio de pessoas empregadas em microempresas, apenas atrás das economias grega e italiana. No extremo oposto, apenas uma em cada cinco pessoas estão empregadas em microempresas no Reino Unido, Luxemburgo e Alemanha.

empresas-02

Apesar de a larga maioria de empresas europeias ter uma dimensão muito pequena, as grandes empresas são as maiores empregadoras, responsáveis por 33% de todas as pessoas empregadas na UE.

empresas-03

Outro dado importante a reter tem que ver com a criação de novas empresas sem empregados, casos de empreendedores que se lançam sozinhos. Em Portugal, estas empresas unipessoais representam 63,5% do total de novas empresas, muito acima da média europeia (46,9%).

As pequenas e médias empresas são consideradas como o motor da economia europeia: dos 22,3 milhões de empresas dos setores não financeiros em toda a UE, a larga maioria (92,7%) são microempresas, pequenos negócios com menos de 10 colaboradores com quase 30% de todo o emprego na União Europeia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de