vinhos

Joana Santiago. Uma advogada nos Vinhos Verdes

IMG_1471

Joana Santiago é o rosto da Quinta de Santiago

Advogada, Joana Santiago divide a vida entre Ovar, onde reside, e Monção, onde se situa a Quinta de Santiago, propriedade da família desde 1899.

Temendo pelo legado, a avó Mariazinha desafiou o filho e a neta, Joana, a dedicarem-se à produção de vinho. Até então as uvas da propriedade eram vendidas a produtores na região.

O primeiro vinho chegou ao mercado em 2013 com apenas seis mil garrafas. Em 2015, e já com três gamas de produtos diferentes (ao Quinta de Santiago Colheita juntaram-se o Reserva e o Rosé, que chega neste ano às prateleiras), já foram cerca de 20 mil as garrafas produzidas. Em estudo está o lançamento de um espumante.

Desde o arranque do projeto, e incluindo os gastos na renovação da vinha, mas também na construção da nova adega e em equipamentos, a família já investiu mais de 750 mil euros. No ano passado faturaram 170 mil euros. Neste ano vão investir mais 50 mil na plantação de um hectare de vinha. Têm 6,5 hectares, para já. Alemanha, Suíça, Inglaterra e Canadá são os principais mercados externos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto:  EPA/ANDY RAIN

Sem acordo pós-brexit, Portugal pode exportar menos cerca de 300 milhões

marcelo

Marcelo admite possível “problema europeu” mas sem fecho de fronteiras

Foto: D.R.

PSI20 cai 2,28%. Perdas na Europa continuam devido ao coronavírus

Joana Santiago. Uma advogada nos Vinhos Verdes