vinhos

Joana Santiago. Uma advogada nos Vinhos Verdes

IMG_1471

Joana Santiago é o rosto da Quinta de Santiago

Advogada, Joana Santiago divide a vida entre Ovar, onde reside, e Monção, onde se situa a Quinta de Santiago, propriedade da família desde 1899.

Temendo pelo legado, a avó Mariazinha desafiou o filho e a neta, Joana, a dedicarem-se à produção de vinho. Até então as uvas da propriedade eram vendidas a produtores na região.

O primeiro vinho chegou ao mercado em 2013 com apenas seis mil garrafas. Em 2015, e já com três gamas de produtos diferentes (ao Quinta de Santiago Colheita juntaram-se o Reserva e o Rosé, que chega neste ano às prateleiras), já foram cerca de 20 mil as garrafas produzidas. Em estudo está o lançamento de um espumante.

Desde o arranque do projeto, e incluindo os gastos na renovação da vinha, mas também na construção da nova adega e em equipamentos, a família já investiu mais de 750 mil euros. No ano passado faturaram 170 mil euros. Neste ano vão investir mais 50 mil na plantação de um hectare de vinha. Têm 6,5 hectares, para já. Alemanha, Suíça, Inglaterra e Canadá são os principais mercados externos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Teste - Redação DV

Liberdade e sustentabilidade dos media, com ou sem apoio do governo?

Regime dos residentes não habituais garante isenção de IRS a quem recebe pensões do estrangeiro.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Primeiros 18 residentes não habituais prestes a perder benefício

Miguel Albuquerque, do PSD Madeira.

Projeção. PSD perde maioria absoluta na Madeira

Outros conteúdos GMG
Joana Santiago. Uma advogada nos Vinhos Verdes