Energia

Combustíveis atingem valor mais alto de 2016

Parlamento recomenda ao Governo medidas para baixar preços. Gasóleo e gasolina aumentam há cinco semanas, atingindo os valores mais altos do ano.

Os combustíveis sofrem aumentos há cinco semanas consecutivas. Desde janeiro até esta segunda-feira, dia 26 (estimando já as subidas desta segunda-feira), o gasóleo está mais caro 14,5 cêntimos por litro e a gasolina 11,1 cêntimos. Coincidência ou não, o Parlamento publicou esta segunda-feira, em Diário da República, uma resolução de 27 de outubro, na qual recomenda ao Governo uma auditoria ao mercado de combustíveis, entre outras medidas.

O ponto de evolução dos combustíveis é claro: o preço médio do gasóleo terá saltado, esta segunda-feira, para 1,207 euros por litro, bem acima dos 1,061 euros da primeira semana de janeiro; quanto à gasolina, a estimativa de aumento para esta semana deverá colocar o preço médio em 1,448 euros por litro, valor que compara com os 1,337 euros registados no arranque deste ano. São os valores mais altos do ano, tanto no gasóleo como na gasolina.



A resolução da Assembleia da República levanta dúvidas sobre “a formação do preço final dos combustíveis e os lucros das petrolíferas”, bem como sobre “o diferencial de preços existentes entre as diferentes categorias (tipo e qualidade) de combustíveis vendidos nos postos de abastecimento”. Não foi possível contactar a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas nem a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), uma vez que ambas as entidades se encontravam encerradas no dia seguinte ao Natal.

“Uma auditoria? A ENMC e o Conselho Nacional para os Combustíveis foram criados para fazer isso mesmo. Essa resolução surpreende-nos. O mercado dos combustíveis é dos mais escrutinados e o facto de haver aumentos há cinco semanas explica-se por vários fatores, nomeadamente devido ao corte de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)”, refere Francisco Albuquerque, vice-presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis. “Uma coisa é certa: os revendedores são o elo fraco da cadeia de valor”, acrescenta.

O movimento de alta explica-se também pelo facto de até países fora da OPEP terem aderido ao corte na produção de petróleo. Por outro lado, os países da moeda única, como é o caso de Portugal, compram o petróleo e seus derivados em dólares e não em euros. Ontem, a cotação euro/dólar estava em 1,0451, bem abaixo dos 1,1532 de 2 de maio, o valor mais alto deste ano. Ou seja, Portugal precisa hoje de mais euros para comprar a mesma quantidade de petróleo em dólares.

A ENMC será extinta em breve, passando parte das competências para a ERSE e para a Direção-Geral de Energia (DGE). Será criada a Agência de Fiscalização de Energia. “Só espero que a extinção da ENMC não traga mais leis e normas”, comenta Francisco Albuquerque.

A resolução, que recomenda ao Governo medidas que contribuam para a diminuição dos custos com os combustíveis, também sugere a criação do gasóleo profissional para os táxis e para a pequena camionagem de mercadorias. Os camiões acima de 35 toneladas já têm gasóleo mais barato junto à fronteira, medida que poderá ser alargada a todo o país em 2017.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa, 16/07/2019 - Decorreu hoje parte de uma reportagem sobre, empregos criados pelas empresas de partilha de veículos em Portugal..
Acompanhamos a recolha, carregamento e reparação das trotinetes partilhadas da Circ.

(Orlando Almeida / Global Imagens)

Partilha de veículos dá emprego a mais de 500 pessoas

Lisboa, 16/07/2019 - Decorreu hoje parte de uma reportagem sobre, empregos criados pelas empresas de partilha de veículos em Portugal..
Acompanhamos a recolha, carregamento e reparação das trotinetes partilhadas da Circ.

(Orlando Almeida / Global Imagens)

Partilha de veículos dá emprego a mais de 500 pessoas

António Mexia, CEO da EDP. Fotografia: REUTERS/Pedro Nunes

Saída de clientes da EDP já supera as entradas

Outros conteúdos GMG
Combustíveis atingem valor mais alto de 2016