Proteção de dados

Kaspersky Lab cria plataforma online para ajudar empresas

Fotografia: Rodrigo Cabrita
Fotografia: Rodrigo Cabrita

Ferramenta criada por empresa de cibersegurança permite medir o grau de preparação com sugestões práticas para a entrada em vigor do novo regulamento.

A Kaspersky Lab lançou esta quarta-feira uma ferramenta online para ajudar as empresas a preparar-se para a entrada em vigor do novo regulamento geral de proteção de dados (RGPD) em maio do próximo ano.

Além de ajudar a medir o grau de preparação das empresas para o RGPD, a nova ferramenta “oferece ainda um conjunto de recursos e sugestões práticas para ter em conta neste período de adaptação à regulamentação”, refere o comunicado desta empresa de cibergurança.

“O RGPD é o tema do momento devido a uma crescente ansiedade acerca das potenciais sanções e do deadline, que está cada vez mais próximo. Mas apesar de toda esta conversação em redor do tema, as empresas ainda não estão a fazer o suficiente para garantir práticas de proteção de dados”, salienta Alfonso Ramírez, Diretor Geral da Kaspersky Lab Iberia.

Um inquérito realizado pela empresa concluiu que um em cada cinco (20%) dos decisores “continua a não estar consciente das implicações” do novo regulamento.

Em causa estão obrigações ao nível do armazenamento e processamento de dados pessoais e as “severas sanções financeiras pelo não cumprimento” do regulamento. Com efeito, as multas podem atingir os 20 milhões de euros.

“Se por um lado as equipas jurídicas e de segurança da informação (e aqueles que têm cargos executivos) já terão em curso uma fotografia mais geral de resposta, aqueles que estão na linha da frente do tratamento de dados noutras áreas da empresa podem não estar tão preparados ou até nem entenderem o que é que se espera deles nestas circunstâncias”, lê-se no comunicado da Kaspersky Lab

“Com a segurança e proteção de dados como tema central para as empresas, acreditamos que é nossa responsabilidade ajudar os negócios e os colaboradores individualmente a perceber o que é que significa uma boa proteção de dados e por que é que isso é bom para as organizações”, afirma Alfonso Ramírez, defendendo que o objetivo é que as empresas não olhem para esta temática não “como uma obrigação mas como um passo para o sucesso a longo prazo e para o bem-estar da empresa”.

A nova plataforma poderá ser consultada através do site https://www.kaspersky.pt/gdpr

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ensino profissional é uma das áreas em que Portugal se posiciona pior na tabela do IMD World Talent Ranking 2019. Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Portugal é 23º no ranking mundial de talento. Caiu seis posições

O ensino profissional é uma das áreas em que Portugal se posiciona pior na tabela do IMD World Talent Ranking 2019. Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Portugal é 23º no ranking mundial de talento. Caiu seis posições

NUNO VEIGA / LUSA

Governo apresentou queixa contra 21 pedreiras em incumprimento

Outros conteúdos GMG
Kaspersky Lab cria plataforma online para ajudar empresas