A China é o país que mais caro paga pelos sapatos portugueses

A indústria de calçado portuguesa está a apostar em força na

China, um mercado de 1300 milhões de consumidores. Portugal é já o

sétimo fornecedor do gigante asiático e o objetivo é, até ao

final do próximo ano, ascender ao top 5. Só no ano passado, as

exportações nacionais cresceram 144% e a China é o país para onde

os fabricantes portugueses vendem o calçado mais caro.

"Nada acontece por acaso. Há já oito anos que a indústria

investe neste mercado e, este ano, há já 15 empresas que vão

participar em seis feiras na China. Os resultados acabam por surgir,

mas são fruto de um longo trabalho, de muitas viagens de prospeção

para escolher as melhores feiras e os melhores circuitos comerciais",

diz Paulo Gonçalves, diretor de Comunicação da Associação

Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele

e seus Sucedâneos (APICCAPS).

Seis milhões de euros foram as exportações diretas da indústria

portuguesa de calçado para o mercado chinês em 2013. Somando as

vendas indiretas - que partiram de Portugal para um outro país da

Europa e daí para a China -, os números dão uma passada larga para

20 milhões de euros.

E se, em média, um par de sapatos português é exportado a 23

euros - o segundo valor mais elevado do mundo -, a verdade é que,

nas exportações para a China, o preço sobe para 32 euros o par, já

bem próximo do praticado pelo calçado italiano, o mais caro do

mundo, que ronda 35 euros o par. A que se deve esta valorização do

calçado nacional num país que é, simultaneamente, o maior

consumidor e também o maior fabricante mundial de calçado? Paulo

Gonçalves garante que o "facto de sermos europeus faz toda a

diferença", na China ou em países como o Japão, a Rússia, o

Canadá ou os EUA. É a imagem de qualidade dos produtos fabricados e

de um design exclusivo. É por isso também que, ao mesmo tempo que

se assume como "a indústria mais sexy da Europa", o calçado

pretende investir, este ano e em 2015, mais de 20 milhões de euros

em ações de promoção internacional.Acompanhando o momento alto das feiras de calçado ao nível

mundial, em março e setembro, a APICCAPS vai ainda colocar, durante

estes dois meses, 20 anúncios publicitários da indústria nacional

na Fashion TV. "Só no próximo mês Portugal vai estar em 20

feiras em todo o mundo", refere Paulo Gonçalves,

explicando que o que se pretende é chegar aos "mais de cem mil

importadores" que nessa altura estarão em viagem. Queremos fazer

desta indústria "a mais sofisticada ao nível mundial".

Com mais de 1350 empresas e de 35 mil postos de trabalho, a

indústria do calçado português voltou, em 2013, a bater máximos

de exportação, ultrapassando 1700 milhões de euros. E se é

verdade que os mercados europeus continuam a ser o grande destino das

vendas do sector (87%), a "grande força motora" do crescimento

da indústria está nos mercados extracomunitários, cujo peso

passou, nos últimos dois anos, de 8% para 13% no total das

exportações.

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