Iniciativa

A ciência ao serviço de um bem maior

Nova School of Business and Economics (Nova SBE). (TIAGO PETINGA/LUSA)
Nova School of Business and Economics (Nova SBE). (TIAGO PETINGA/LUSA)

Concurso lançado pela Nova SBE pretende ajudar a desenvolver projetos sociais/ambientais recorrendo a data science.

Como usar a ciência dos dados para resolver problemas sociais ou ambientais? A pergunta serve de ponto de partida para o desafio lançado pela Nova School of Business & Economics.

Iniciativa pioneira em Portugal, Data for Change é o nome do concurso criado pelo Data Science Knowledge Center, centro de conhecimento da Nova SBE, que tem por objetivo precisamente identificar organizações que tenham um desafio social ou ambiental que possa ser resolvido através de data science.

“Os desafios das organizações podem ser em qualquer área de impacto social, como é o caso da saúde, do emprego, do ambiente ou da educação”, explica a organização, especificando que o projeto poderá ter como objetivo, por exemplo, “a otimização da alocação de pacientes a médicos, a identificação de fatores que levam ao abandono escolar, a identificação do risco de reincidência de pessoas reclusas, a otimização da entrega de serviços de emergência ou o aumento da eficácia de estratégias de intervenção com pessoas sem-abrigo”.

Para concorrer, as organizações só precisam de preencher o formulário disponível na página da Nova SBE disponível neste link, até sexta-feira, e desenvolver um projeto de data science com aquela instituição, “sem quaisquer encargos para a organização”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

Bilhetes de avião 10% mais caros com imposto sobre companhias

Critina Ferreira na estreia de 'O Programa da Cristina, da SIC

SIC arranca com emissão de 30 milhões. O que deve saber antes de investir

Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia. Foto: REUTERS/Rafael Marchante

Governo lança empréstimo obrigacionista de 100 milhões para o turismo

Outros conteúdos GMG
A ciência ao serviço de um bem maior