Grécia

A ‘gaffe’ de Tsipras que ensombrou a cimeira UE-Turquia

Alexis Tsipras e Ahmet Davotoglo, durante a visita do líder grego à Turquia em meados de novembro  (Fotografia: REUTERS/Umit Bektas)
Alexis Tsipras e Ahmet Davotoglo, durante a visita do líder grego à Turquia em meados de novembro (Fotografia: REUTERS/Umit Bektas)

"Felizmente os nossos pilotos não são tão temperamentais como os vossos contra os russos", atirou o líder da Grécia ao primeiro-ministro turco.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, publicou este domingo à noite alguns comentários sobre as relações dos dois países, comentários que surgiram no rescaldo da cimeira UE-Turquia e através da conta em língua inglesa de Tsipras no twitter (@tsipras_eu). A polémica rapidamente se instalou ao ponto do primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoğlu, recorrer igualmente ao twitter para reagir.

“Para o primeiro-ministro Davutoğlo: felizmente os nossos pilotos não são tão temperamentais como os vossos contra os russos”, começou por dizer Tsipras, que juntou a hashtag #EUturkey. Este foi só o primeiro de uma sequência de quatro tweets separados por não mais de três minutos. “Estamos a gastar milhares de milhões em armas. Vocês – para violar o nosso espaço aéreo, nós – para vos interceptar”, foi outro dos tweets dedicados pelo líder grego à Turquia.

O espaço aéreo na região da Turquia e da Grécia é de há muito causa de problemas diplomáticos entre os países, com Atenas e Ancara a acusarem-se mutuamente de violações sucessivas do espaço aéreo de cada país.

Os comentários de Alexis Tsipras através da rede social acabaram por ser apagados pouco depois de publicados mas não sem antes terem merecido resposta do líder turco, que todavia optou por uma postura mais diplomática – precisamente aquilo que muitos dizem ter faltado a Alexis Tsipras nos seus tweets.

“Os comentários sobre pilotos de @atsipras estão longe de sintonizados com o espírito do dia. Alexis: vamos focar nos aspetos positivos da agenda”, referiu apenas Ahmet Davutoğlu.

Os tweets de Alexis Tsipras:

    A resposta do primeiro-ministro turco:

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

A ‘gaffe’ de Tsipras que ensombrou a cimeira UE-Turquia