comunicação

A voz é fator de sucesso num mundo de ruído

Inês Moura, coach vocal, acaba de lançar o livro "O poder secreto da voz". Fotografia: D.R.
Inês Moura, coach vocal, acaba de lançar o livro "O poder secreto da voz". Fotografia: D.R.

Saber ouvir é importante, mas saber ouvir-se ainda mais. Há um livro no mercado que revela os segredos de uma boa voz

A voz é uma ferramenta essencial na comunicação. O sucesso de um líder está indexado ao tom de voz. Empresários, políticos, conferencistas, todos os que têm de falar em palco, seja grande ou pequeno, têm de ter uma voz cativante, tranquila, motivadora. “Um bom discurso num tom de voz inadequado é um fracasso”, sublinha Inês Moura, coach vocal. E todos podemos “afinar” a voz, sem lhe retirar naturalidade.

O livro O Poder Secreto da Voz, da autoria de Inês Moura, é uma viagem ao mundo dos sons vocais, que acaba de chegar às livrarias do país. Um percurso que exige autoconhecimento e objetivos. A especialista desafia o leitor a analisar-se, a definir o que quer e, através de inúmeros exercícios práticos, a trabalhar para atingir as metas propostas. Na sua carreira de coach vocal já trabalhou com pessoas que precisavam de estar à vontade e sem que a voz lhes tremesse em frente a públicos, outros queriam apenas falar mais alto e outros ainda saber apenas utilizar a voz para captar os ouvintes. “Um treino de choaching vocal não retira nada, só soma”, sublinha.

Inês Moura já apoiou vários políticos e empresários. Normalmente, preferem ficar no anonimato, diz, mas, por exemplo, já treinou o diretor-geral da Farfetch, Luís Teixeira, e uma portuguesa que ganhou eleições a nível local. “As pessoas pensam que a voz é um fado, mas é muito plástica e só precisa de ser treinada para os objetivos que a pessoa se propõe”, frisa. “A voz tem de ser eficaz, em muito pouco tempo, para conseguir captar a atenção num mundo com tanto ruído”, diz a autora. Nos dias de hoje, “é um luxo” ter uma voz que se sobreponha com atratividade a todo este barulho.

No seu livro, Inês Moura desenvolve um conjunto de exercícios para ajudar os leitores a melhorar a voz, mas mantendo-se identificados com o som. O Poder Secreto da Voz “é um ponto de partida, um bom apoio para trabalhar a voz, mas não substitui o treino personalizado”, alertou. O essencial é ter uma voz natural e saudável, com sons flexíveis, expressivos, agradáveis e ser expressivo, usar também o corpo como meio de comunicação.

O Poder Secreto da Voz “não é um livro de receitas”, é um trabalho que traz as teorias dos terapeutas da fala e dos técnicos de canto para o público em geral. Segundo Inês Moura, não dispensa treino e um programa de melhoramento de voz pode estender-se por oito semanas. E obriga a uma forte envolvência do aluno. O resultado não é só dado pelo “coaching”, disse.

Inês Moura alerta também para a necessidade de cuidar do aparelho vocal, identifica os alimentos e bebidas mais benéficos às cordas vocais, dá conselhos para garantir uma boa voz. Como adianta, “dormir um sono repousado, manter o corpo hidratado e uma boa alimentação são cuidados a ter com o aparelho”. Já quase no fim do livro, Inês Moura deixa um conjunto de exercícios e conselhos a vários profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho, professores, colaboradores de call center, políticos, locutores de rádio, youtubers, entre muitos outros.

A voz é tão relevante para o ser humano que esta segunda-feira se assinala o Dia Mundial da Voz, numa chamada de atenção para a saúde do aparelho vocal e prevenção das doenças da laringe.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
António Costa, primeiro-ministro. ( Pedro Granadeiro / Global Imagens )

Conheça a composição do novo Governo de António Costa

António Costa, primeiro-ministro. ( Pedro Granadeiro / Global Imagens )

Conheça a composição do novo Governo de António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: MÁRIO CRUZ/LUSA

Centeno adia esboço orçamental de 2020 até quarta de manhã

Outros conteúdos GMG
A voz é fator de sucesso num mundo de ruído