Acionistas aprovam troca de ações da Semapa por títulos da Portucel

A oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Semapa sobre a Semapa vai avançar. Em assembleia geral (AG) hoje realizada, a quase totalidade dos acionistas aprovou a troca de ações da Semapa por títulos da Portucel. Não há ainda datas da operação.

Em comunicado hoje enviado à CMVM, a Semapa revela que na AG "foram aprovadas com votos favoráveis correspondentes a 98,6 % do capital presente ou representado, as duas únicas propostas existentes da autoria da accionista".

A primeira proposta é referente à OPA lançada pela Semapa sobre si própria, através da aquisição de 48,5 milhões de ações próprias que ainda não detém, tendo como contrapartida ações da Portucel que a Semapa detém, sendo que cada acionista irá receber 3,4 ações da Portucel. Na prática, a Semapa quer comprar ações suas que ainda não detém e em troca dá ações da Portucel.

Os accionistas da Semapa vão receber 3,40 acções da Portucel por cada título detido, o que significa que a Semapa terá de libertar 164,77 milhões de títulos da Portucel, o que representa 21,5% do capital desta última. Assim, a Portucel passará a ter quase 40% do capital em bolsa. Por outro lado, como trocou os seus próprios títulos que estavam dispersos por investidores, a Semapa deixará de estar cotada, caso a operação tenha sucesso.

"Encontravam-se presentes ou representados na assembleia accionistas titulares de 79.848.372 acções, correspondentes a 798.381 votos e a 74,97% do capital social da Semapa", acrescenta o comunicado sem revelar datas para a realização da operação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de