conferência AICEP

AICEP debate exportações nacionais em grande conferência. Veja o que aconteceu

Acompanhe aqui, ao minuto, o debate promovido pela AICEP onde serão discutidos os resultados alcançados nas exportações e captação de investimentos.

A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal promove a sua primeira conferência esta sexta-feira com o objetivo de apresentar e debater os principais resultados alcançados a nível da exportação e captação de investimento.

O encontro tem lugar no Auditório Jerónimo Martins da Nova SBE, em Carcavelos.

Veja aqui o vídeo em direto.

A conferência chegou ao fim. Obrigada por nos ter acompanhado!

“Por vezes as estatísticas não refletem a realidade”

Augusto Santos Silva destaca os efeitos das novas formas de integração em cadeias globais de valor para a geografia de internacionalização.

O ministro dos Negócios Estrangeiros aponta o facto de, por vezes as estatísticas não refletiram a verdade na sua totalidade. A título de exemplo, referiu o caso chinês e as trocas que não são contabilizadas pelas estatísticas.

Esta nota surge após Augusto Santos Silva enumerar três aspetos das geografias de internacionalização: integração da economia peninsular, importância da Europa e relevância dos mercados não europeus.

 

Augusto Santos Silva descreve vantagem competitiva portuguesa

“Há dez anos as exportações valiam menos de 10% do PIB. No último ano, este valor subiu para perto dos 40% e as previsões do Banco de Portugal apontam para que no futuro nos aproximemos do limiar dos 50%”, referiu Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, responsável pelo encerramento da conferência.

“Quanto ao investimento, o stock de investimento direto estrangeiro representava, em 2017, cerca de 61,5% do PIB e no ano passado, a AICEP ultrapassou a fasquia dos 1,1 mil milhões de euros quanto à captação de investimento”.

O crescimento económico português têm tido um efeito muito robusto na criação de emprego e redução da taxa de desemprego. E também no que diz respeito à redução dos fluxos de emigração. “Desde 2017, o país regressou a saldos migratórios positivos”.

 

Em dia de premiar empresas, também a AICEP é distinguida internacionalmente

Houve ainda lugar para também a AICEP receber um prémio.

A entidade foi distinguida como uma das melhores agências de promoção de investimento do mundo pela Site Selection Magazine, uma publicação do grupo Conway – empresa de consultadoria especializada em investimento direto estrangeiro e market research.

Luís Castro Henriques, presidente da AICEP, recebeu o prémio “Best to Invest TOP IPA 2019”, na região da Europa Ocidental, das mãos de Annika Jostmeier, vice-presidente da Conway.

Leia mais aqui.

Prémio Melhor Investimento atribuído à Simoldes Plásticos

Simoldes Plásticos foi a grande vencedora do prémio AICEP na categoria do investimento. A empresa que pertence ao Grupo Simoldes dedica-se ao desenvolvimento e produção de componentes para o setor automóvel.

“Quero agradecer à AICEP e quero dizer que no futuro o apoio ao investimento é uma grande necessidade”, disse Jaime Sá, representante da Simoldes Plásticos.

Simoldes Plásticos

Tem como principais clientes a Volkswagen, Renault, Seat, Skoda, Nissan, Toyota, Porsche, Honda, Opel, Peugeot e Citroen.

O projeto HighTechWrap dotou a Simoldes de uma unidade de revestimentos de peças termoplásticas, com as tecnologias mais avançadas, diversificando a produção e aumentando a sua capacidade de produção.

Também as outras duas nomeadas subiram ao palco para receber as respetivas menções honrosas.

Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ensino profissional é uma das áreas em que Portugal se posiciona pior na tabela do IMD World Talent Ranking 2019. Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Portugal é 23º no ranking mundial de talento. Caiu seis posições

O ensino profissional é uma das áreas em que Portugal se posiciona pior na tabela do IMD World Talent Ranking 2019. Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Portugal é 23º no ranking mundial de talento. Caiu seis posições

Presidente executivo da TAP Antonoaldo Neves. Fotografia: NUNO FOX/LUSA

TAP faz emissão de dívida só para investidores institucionais

Outros conteúdos GMG
Comentários
AICEP debate exportações nacionais em grande conferência. Veja o que aconteceu