conferência AICEP

AICEP debate exportações nacionais em grande conferência. Veja o que aconteceu

Acompanhe aqui, ao minuto, o debate promovido pela AICEP onde serão discutidos os resultados alcançados nas exportações e captação de investimentos.

A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal promove a sua primeira conferência esta sexta-feira com o objetivo de apresentar e debater os principais resultados alcançados a nível da exportação e captação de investimento.

O encontro tem lugar no Auditório Jerónimo Martins da Nova SBE, em Carcavelos.

Veja aqui o vídeo em direto.

A conferência chegou ao fim. Obrigada por nos ter acompanhado!

“Por vezes as estatísticas não refletem a realidade”

Augusto Santos Silva destaca os efeitos das novas formas de integração em cadeias globais de valor para a geografia de internacionalização.

O ministro dos Negócios Estrangeiros aponta o facto de, por vezes as estatísticas não refletiram a verdade na sua totalidade. A título de exemplo, referiu o caso chinês e as trocas que não são contabilizadas pelas estatísticas.

Esta nota surge após Augusto Santos Silva enumerar três aspetos das geografias de internacionalização: integração da economia peninsular, importância da Europa e relevância dos mercados não europeus.

 

Augusto Santos Silva descreve vantagem competitiva portuguesa

“Há dez anos as exportações valiam menos de 10% do PIB. No último ano, este valor subiu para perto dos 40% e as previsões do Banco de Portugal apontam para que no futuro nos aproximemos do limiar dos 50%”, referiu Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, responsável pelo encerramento da conferência.

“Quanto ao investimento, o stock de investimento direto estrangeiro representava, em 2017, cerca de 61,5% do PIB e no ano passado, a AICEP ultrapassou a fasquia dos 1,1 mil milhões de euros quanto à captação de investimento”.

O crescimento económico português têm tido um efeito muito robusto na criação de emprego e redução da taxa de desemprego. E também no que diz respeito à redução dos fluxos de emigração. “Desde 2017, o país regressou a saldos migratórios positivos”.

 

Em dia de premiar empresas, também a AICEP é distinguida internacionalmente

Houve ainda lugar para também a AICEP receber um prémio.

A entidade foi distinguida como uma das melhores agências de promoção de investimento do mundo pela Site Selection Magazine, uma publicação do grupo Conway – empresa de consultadoria especializada em investimento direto estrangeiro e market research.

Luís Castro Henriques, presidente da AICEP, recebeu o prémio “Best to Invest TOP IPA 2019”, na região da Europa Ocidental, das mãos de Annika Jostmeier, vice-presidente da Conway.

Leia mais aqui.

Prémio Melhor Investimento atribuído à Simoldes Plásticos

Simoldes Plásticos foi a grande vencedora do prémio AICEP na categoria do investimento. A empresa que pertence ao Grupo Simoldes dedica-se ao desenvolvimento e produção de componentes para o setor automóvel.

“Quero agradecer à AICEP e quero dizer que no futuro o apoio ao investimento é uma grande necessidade”, disse Jaime Sá, representante da Simoldes Plásticos.

Simoldes Plásticos

Tem como principais clientes a Volkswagen, Renault, Seat, Skoda, Nissan, Toyota, Porsche, Honda, Opel, Peugeot e Citroen.

O projeto HighTechWrap dotou a Simoldes de uma unidade de revestimentos de peças termoplásticas, com as tecnologias mais avançadas, diversificando a produção e aumentando a sua capacidade de produção.

Também as outras duas nomeadas subiram ao palco para receber as respetivas menções honrosas.

Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Trabalhos de descarga de contentores no Porto de Sines, 12 de fevereiro de 2020. TIAGO CANHOTO/LUSA

Exportações com quebra de 17% na primeira metade do ano

Isabel Camarinha, líder da CGTP, fala aos jornalistas após audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, 30 de julho de 2020. (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

CGTP. Governo nega complemento a quem esteve em lay-off sem justificação

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Comentários
AICEP debate exportações nacionais em grande conferência. Veja o que aconteceu