União Europeia

Acordo na UE: Ursula von der Leyen na Comissão, Lagarde assume o BCE

German Minister of Defence Ursula von der Leyen visits the site where German armed forces helicopter crashed in Dehmke near Hanover, Germany, July 1, 2019 REUTERS/Leon Kuegeler
German Minister of Defence Ursula von der Leyen visits the site where German armed forces helicopter crashed in Dehmke near Hanover, Germany, July 1, 2019 REUTERS/Leon Kuegeler

Os órgãos da União Europeia ficam divididos: Comissão Europeia para o PPE, Conselho Europeu para os Liberais e Lagarde deixa o FMI para assumir o BCE.

Os dirigentes europeus chegaram a acordo, esta terça-feira, para as nomeações para os cargos de topo da União Europeia. A Comissão Europeia será liderada por Ursula von der Leyen, do PPE e a braço direito de Angela Merkel, sendo a primeira mulher a presidir à comissão.

Christine Lagarde sucede a Mario Draghi à frente do Banco Central Europeu, e suspende de imediato a sua presidência do Fundo Monetário Internacional; o Conselho Europeu fica para os liberais: Donald Tusk, ainda presidente do Conselho Europeu, confirmou já que o liberal Charles Michel será nomeado como seu sucessor.

Os socialistas nomeiam o Alto Representante para as Relações Externas da União Europeia, sendo escolhido o nome do ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros Josep Borrel.

O acordo foi alcançado ao fim de 20 horas de negociações entre segunda e terça-feira. A alemã Ursula Von der Leyen deverá ter como vice-presidentes o holandês Frans Timmermans e a atual comissária para a Concorrência, a dinamarquesa Margrethe Vestager.

Quanto à presidência do Parlamento Europeu, essa deve voltar a ser dividida entre os dois maiores grupos parlamentares: a primeira metade do mandato para Mandfred Weber, do PPE, e a segunda metade para o búlgaro Sergei Stanishev, dos socialistas europeus.

Ursula von der Leyen, a braço direito de Merkel

Há muito que tem sido apontada como sucessora de Angela Merkel. Aos 60 anos, é a a atual ministra alemã da Defesa, desde 2013, mas já teve a pasta da Família e a do Trabalho e Assuntos Sociais no executivo germânico, tendo conseguido aprovar uma quota para mulheres nas administrações das empresas.

Ursula Von der Leyen é licenciada em medicina e exerceu a especialidade de ginecologia. Casada com o médico Heiko von der Leyen, com quem tem sete filhos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
lisboa casas turismo salarios portugal

Taxa de juro do crédito à habitação cai para 1%

Lisboa, 18/02/2020 - Plenário da Assembleia da República - Debate quinzenal com o primeiro ministro.
Primeiro Ministro António Costa com os restantes ministros que compõem o governo.
Jerónimo de Sousa - PCP
(Leonardo Negrão / Global Imagens)

Jerónimo avisa Costa que “sem aumentos salariais” os “problemas vão aumentar”

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos (C), acompanhado pelo ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno e pelo presidente da CP, Nuno Freitas (E), na assinatura do contrato de serviço público entre o Estado e a CP, na Estação do Rossio, em Lisboa, 28 de novembro de 2019. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

CP escapa a multas por atraso no contrato de serviço público

Acordo na UE: Ursula von der Leyen na Comissão, Lagarde assume o BCE