União Europeia

Acordo na UE: Ursula van der Loyden na Comissão, Lagarde assume o BCE

German Minister of Defence Ursula von der Leyen visits the site where German armed forces helicopter crashed in Dehmke near Hanover, Germany, July 1, 2019 REUTERS/Leon Kuegeler
German Minister of Defence Ursula von der Leyen visits the site where German armed forces helicopter crashed in Dehmke near Hanover, Germany, July 1, 2019 REUTERS/Leon Kuegeler

Os órgãos da União Europeia ficam divididos: Comissão Europeia para o PPE, Conselho Europeu para os Liberais e Lagarde deixa o FMI para assumir o BCE.

Os dirigentes europeus chegaram a acordo, esta terça-feira, para as nomeações para os cargos de topo da União Europeia. A Comissão Europeia será liderada por Ursula van der Loyden, do PPE e a braço direito de Angela Merkel, sendo a primeira mulher a presidir à comissão.

Christine Lagarde sucede a Mario Draghi à frente do Banco Central Europeu, e suspende de imediato a sua presidência do Fundo Monetário Internacional; o Conselho Europeu fica para os liberais: Donald Tusk, ainda presidente do Conselho Europeu, confirmou já que o liberal Charles Michel será nomeado como seu sucessor.

Os socialistas nomeiam o Alto Representante para as Relações Externas da União Europeia, sendo escolhido o nome do ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros Josep Borrel.

O acordo foi alcançado ao fim de 20 horas de negociações entre segunda e terça-feira. A alemã Ursula Von der Leyen deverá ter como vice-presidentes o holandês Frans Timmermans e a atual comissária para a Concorrência, a dinamarquesa Margrethe Vestager.

Quanto à presidência do Parlamento Europeu, essa deve voltar a ser dividida entre os dois maiores grupos parlamentares: a primeira metade do mandato para Mandfred Weber, do PPE, e a segunda metade para o búlgaro Sergei Stanishev, dos socialistas europeus.

Ursula von Leyden, a braço direito de Merkel

Há muito que tem sido apontada como sucessora de Angela Merkel. Aos 60 anos, é a a atual ministra alemã da Defesa, desde 2013, mas já teve a pasta da Família e a do Trabalho e Assuntos Sociais no executivo germânico, tendo conseguido aprovar uma quota para mulheres nas administrações das empresas.

Ursula Von der Leyen é licenciada em medicina e exerceu a especialidade de ginecologia. Casada com o médico Heiko von der Leyen, com quem tem sete filhos.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
: PÁGINAS : LIXO 08-09 NEGÓCIOS Eólicas + Opinião

Eólica vs. solar. Que energia dominará a Europa em 2030?

Turistas no Miradouro São Pedro de Alcântara, em Lisboa.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Ourém recua, Guimarães pondera. São já 8 os municípios que cobram taxa turística

Algarve, Portugal. Fotografia: D.R.

Algarve confiante numa estabilização do mercado britânico

Outros conteúdos GMG
Acordo na UE: Ursula van der Loyden na Comissão, Lagarde assume o BCE