Turismo

Açores assinalam Dia Mundial do Turismo com atividades nas nove ilhas

Açores

O Governo Regional vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora esta quinta-feira, com iniciativas em todas as ilhas do arquipélago.

O Governo Regional dos Açores vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora esta quinta-feira, com iniciativas em todas as ilhas do arquipélago, revelou esta terça-feira o executivo.

As atividades programadas incluem “ações que visam proporcionar aos turistas um maior conhecimento da realidade açoriana e das particularidades dos Açores, nomeadamente da cultura, gastronomia, artesanato e produtos regionais”, lê-se em nota de imprensa.

Estas ações, que serão desenvolvidas através da rede de postos de informação turística, têm o intuito de dar a conhecer aos turistas “um roteiro gastronómico de produtos regionais, onde poderão provar queijos, vinhos e licores regionais e ainda a doçaria tradicional de cada uma das ilhas açorianas”, produtos esses que serão também oferecidos aos hóspedes das unidades de alojamento dos empreendimentos turísticos da região.

A par desta oferta, decorrerão atuações de grupos de folclore em pontos de interesse turístico das ilhas de Santa Maria, Pico, São Jorge e Terceira, bem como a atuação da banda filarmónica União Operária e Cultural Nossa Senhora dos Remédios, na ilha das Flores, e do Grupo Etnográfico de Castelo Branco, no Faial.

Na ilha Terceira estão previstos dois ’tours’ citadinos em minibus e na Graciosa vão ser realizados passeios de charrete na praça central.

Em São Miguel, atuações de bandas de rua vão animar o centro das cidades de Ponta Delgada e da Ribeira Grande e, ainda, o Monumento Natural da Caldeira.

Também em Ponta Delgada, no Centro Comercial Parque Atlântico, onde se poderá encontrar um posto de informação móvel com uma exposição de plantas endémicas dos Açores, estão previstas atividades que incluem a marcação de um trilho e jogos relacionados com cuidados a ter com as que se encontram nos percursos.

As comemorações do Dia Mundial do Turismo, celebrado desde 1980, têm este ano como tema “o turismo e a transformação digital” e pretendem “aumentar a consciencialização sobre a contribuição potencial das tecnologias digitais para o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que se assumem como uma plataforma para investimentos, parcerias e colaboração, num setor cada vez mais responsável e inclusivo”.

Para a secretaria regional da Energia, Ambiente e Turismo, “esta efeméride representa mais uma oportunidade para sensibilizar toda a comunidade para a contribuição do turismo para o desenvolvimento sustentável dos Açores, fomentando, assim, a partilha de experiências entre locais e visitantes”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O empresário Joe Berardo à chegada para a sua audição perante a II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco, na Assembleia da República, em Lisboa, 10 de maio de 2019. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Joe Berardo: “Tenho servido de bode expiatório”

Carlos Costa. Foto: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

BdP vai divulgar relatório dos grandes devedores mas incompleto

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Centeno assegura clarificação das dúvidas do BCE

Outros conteúdos GMG
Açores assinalam Dia Mundial do Turismo com atividades nas nove ilhas