certificação

ADENE. Agroalimentar com ‘rótulo de produto circular’

Projeto pretende aumentar a eficiência energética, hídrica e de circularidade em toda a cadeia de valor

A ADENE – Agência para a Energia está a desenvolver, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia (ISA) e com o apoio do Fundo Ambiental, um ‘Rótulo de Produto Circular’ no setor agroalimentar. O objetivo é transmitir ao consumidor, de forma clara e precisa, o desempenho energético, hídrico e de circularidade de recursos ao longo da cadeia de valor onde se insere o produto que adquire.

“O setor agroalimentar constitui hoje uma das fileiras estratégicas para a dinamização da economia nacional, com uma crescente preocupação sobre qualidade da matéria-prima e a diferenciação do produto. Para além da sua importância económica e social, o incremento deste setor constitui também uma oportunidade para o progresso de zonas rurais e da agricultura e uma área chave de atuação para um consumo mais sustentável e para uma gestão mais eficiente de recursos”, destaca a ADENE em comunicado.

O projeto, que a ADENE pretende replicar, no futuro, a outros setores de atividade industrial em Portugal, ambiciona assegurar a circularidade e o desenvolvimento de vantagens competitivas para os diferentes agentes, nas etapas de produção, transformação, transporte, logística e retalho.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

Segurança Social pagou até hoje 992 milhões em apoios

O ex-ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno. MIGUEL A. LOPES/LUSA

“Sinto-me qualificado, motivado e apoiado nestas funções”, diz Mário Centeno

défice

“Papel do BdP não se pode caracterizar pelo antagonismo e isolacionismo”

ADENE. Agroalimentar com ‘rótulo de produto circular’