Aeroporto do Porto bate novo recorde: nove milhões de passageiros.

Crescimento anual de passageiros no Aeroporto do Porto rondará 16% este ano, mas ainda há espaço para crescer confortavelmente, segundo o diretor.

Paula Silva, de 34 anos, acordou hoje animada e nem sabia o que o dia lhe reservava. À sexta-feira, é dia desta consultora SAP de Vila Nova de Gaia regressar a casa, depois de ter passado a semana a trabalhar na Áustria. Ao aterrar, por volta das 11,30 horas, no Aeroporto do Porto, vinda de Frankfurt num voo da Lufthansa, coube-lhe a honra de ser o passageiro 9.000.000 a passar pela infraestrutura durante este ano.

"Ainda não sei que destino vou escolher, ainda estou a absorver isto que me aconteceu", comentou, assoberbada pela atenção de dezenas de funcionários da Ana - Aeroportos de Portugal, pelo ramo de rosas amarelas, pela prenda entregue pelo diretor do aeroporto e pela oferta de uma viagem de ida e volta para duas pessoas para qualquer destino europeu.

"Pela primeira vez atingimos 9 milhões de passageiros", marcou o painel descerrado para a ocasião, datado 16/12/2016. Há um ano, mais no final de dezembro, o aeroporto registou oito milhões de passageiros. Daqui a um ano, mais cedo do que este ano, deverá atingir pela primeira vez os dez milhões de passageiros. Algo notável para um destino que, ainda há 10 anos, recebia apenas dois milhões de passageiros.

"No ano passado, crescemos cerca de 17%. Este ano, vamos acabar com um crescimento a rondar 16%. Mas não podemos crescer eternamente a este ritmo. Digo sempre isto e há de haver um ano em que vou acertar", comentou Fernando Vieira, diretor do aeroporto.

O responsável assegurou que, apesar de a atual estrutura corresponder ao limite máximo de 9 milhões de passageiros, "ainda há espaço para crescer, confortavelmente, até aos 11 ou 12 milhões de passageiros, com algum reforço pontual das infraestruturas da aerogare". Ao atual ritmo de crescimento de passageiros, tal afluência seria atingida dentro de três anos, mas Fernando Vieira acredita que "vamos ter tempo para pensar nisso" - até porque mais crescimento do terminal de passageiros, agora, só com a construção de mais edifícios.

Do lado ar, está concluído o estudo para dar início às obras de ampliação da Taxiway junto à pista, um investimento avultado, entre 16 e 20 milhões de euros, que permitirá aumentar os movimentos por hora de 20 para 32. As obras deverão decorrer entre 2017 e 2021, de acordo com o calendário de investimentos que consta do contrato de concessão da ANA à Vinci.

Há uma década, o Aeroporto do Porto registava apenas cerca de dois milhões de passageiros anuais. Veja aqui como evoluiu esta importante infraestrutura para o turismo do Porto e Norte.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de