Indústria

Agovi marca presença no Dia Nacional da Manufatura

A metalurgia e a metalomecânica são um dos setores a associar-se ao Dia Nacional da Manufatura Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens
A metalurgia e a metalomecânica são um dos setores a associar-se ao Dia Nacional da Manufatura Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens

Com data marcada para 4 de outubro, esta é uma iniciativa da Prodsmart que pretende mostrar que a indústria "é um setor atrativo e fulcral"

A Agovi, empresa de metalomecânica sedeada em Braga, associou-se ao Dia Nacional da Manufatura, abrindo as suas portas, em especial, aos mais novos. A falta de trabalhadores na indústria está na ordem do dia e, no caso da metalúrgica e metalomecânica, as necessidades estão calculadas em 28 mil pessoas. “Decidimos aderir ao Dia Nacional da Manufatura porque a nossa maior dificuldade, hoje em dia, no setor metalomecânico, é recrutar pessoal. E a verdade é que é muito raro ver, por exemplo, alguma criança a dizer que quer ser torneiro ou fresador ou serralheiro”, diz Vera Morgado, controller de gestão da Agovi Metalomecânica.

O Dia Nacional da Manufatura, que em Portugal será celebrado a 4 de outubro de 2018, é uma iniciativa é da Prodsmart, startup que desenvolveu um sistema de gestão da produção que recolhe dados das operações em tempo real, com recurso a smartphones, tablets e sensores, o que elimina o uso de papel nas fábricas, e conta com o apoio da Secretaria de Estado e da Indústria. São, também, parceiros da efeméride a Critical Manufacturing, o Instituto de Soldadura e Qualidade e a Risema.

Trata-se de um dia aberto à comunidade, com a organização de atividades para que o público possa conhecer melhor a atividade das fábricas que se associam à data, que pretende replicar em Portugal o Manufacturing Day, dos Estados Unidos, evento anual cujo objetivo é “inspirar a próxima geração de industriais”.

Gonçalo Fortes, CEO da Prodsmart, explica: “Queremos dar visibilidade ao trabalho diário feito por empresas portuguesas como a Agovi, que, apesar de terem competências muito importantes para a economia portuguesa, acabam por passar despercebidas por terem atividades consideradas muitas vezes como menos prestigiantes”. O Dia Nacional da Manufatura visa, precisamente, mostrar que a indústria “é um setor atrativo e fulcral para a economia nacional”, ajudando a transformar as fábricas em locais de que os seus trabalhadores se orgulhem.

Pretende, ainda, aproximar as fábricas dos estudantes e talentos do futuro, apresentando-as como possibilidades interessantes de carreira, mas, também, dar visibilidade às empresas e aos produtos portugueses, ajudando à revitalização do tecido industrial português.

Além da Agovi Metalomecânica, estão já inscritas nesta iniciativa a Partteam, empresa lider no fabrico e comercialização de quiosques multimédia e mupis digitais, a metalomecânica Pinto Brasil, grupo que fatura 40 milhões de euros e dá emprego a mais de 600 pessoas, a têxtil ERT, com fábricas em Felgueiras, São João da Madeira, República Checa e Roménia, e que fatura cerca de 100 milhões de euros, a Nuvifruits, empresa do grupo Luís Vicente que investiu, recentemente, meio milhão de euros para quintuplicar a sua capacidade produtiva da fábrica de desidratação de fruta em Torres Vedras, e a Delfingen, multinacional que atua na indústria automóvel. A Agovi, com sede em Braga, fatura cerca de 750 mil euros e fornece as indústrias de construção naval e da energia, bem como para o setor automóvel.

Os industriais que se queiram associar ao Dia Nacional da Manufatura podem inscrever-se na página criada para o efeito.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Guerra comercial generalizada rouba 2,5% à economia portuguesa até 2020

Paulo Maçedo, presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos. Fotografia: Nuno Pinto Fernandes / Global Imagens

CGD emite dívida mais barata apesar do boicote de grandes fundos

IVA aduaneiro fisco

Mexer no ISP não garante descida do preço de venda

Outros conteúdos GMG
Agovi marca presença no Dia Nacional da Manufatura