AICEP

AICEP distingue empresas exportadoras e investidoras

A carregar player...

Prémios têm como objetivo destacar empresas pelo seu desempenho no desenvolvimento de estratégias de investimento e internacionalização.

Durante a conferência da AICEP, que decorreu ontem, na Nova SBE, em Carcavelos, houve espaço para distinguir as empresas que se destacaram pelo seu desempenho no desenvolvimento de estratégias de internacionalização e investimento em 2017. Os Prémios AICEP dividem-se em duas categorias: Melhor PME Exportadora e Melhor Investimento.

Nomeadas para a primeira categoria estavam a Carmo Wood, FAMO – Indústria de Mobiliário de Escritório, Miranda & Irmão e Sociedade Têxtil Vital Marques Rodrigues, Filhos. Na categoria Melhor Investimento, as nomeadas eram a Amorim Florestal, Gestamp Aveiro e Simoldes Plásticos.

Miranda & Irmão é a Melhor Exportadora
Com mais de 60 anos de história, a fabricante de componentes para bicicletas foi a premiada como Melhor PME Exportadora. A empresa de Águeda é a única fabricante da Europa de pedaleiras e travões, fornecendo as principais marcas de bicicletas da Europa.

Alemanha, Holanda, Áustria e França são os seus principais mercados de exportação. A PME registava em 2017 um volume de negócios de 19,25 milhões de euros, correspondendo 15 milhões a exportações.

No futuro, a fabricante ambiciona apostar na área das bicicletas elétricas. “Este prémio é um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver. A AICEP tem sido um parceiro fundamental na implementação da estratégia de internacionalização”, disse Ana Bastos, diretora financeira e representante da gerência da Miranda & Irmão. Ganhar este prémio significa “uma maior visualização do nosso trabalho, de como a empresa é dinâmica e de como estamos a apostar na inovação”.

Melhor Investimento é da Simoldes Plásticos
Simoldes Plásticos foi a grande vencedora na categoria Melhor Investimento. A grande empresa, fundada em 1980, que pertence ao Grupo Simoldes dedica-se ao desenvolvimento e produção de componentes do setor automóvel.

Como principais clientes, a empresa com sede em Oliveira de Azeméis tem a Volkswagen, Renault, Seat, Skoda, Nissan, Toyota, Porsche, Honda, Opel, Peugeot e Citroën. A empresa tem unidades de produção em França, Brasil, Polónia e República Checa.

A Simoldes Plásticos contava em 2017 com um volume de negócios de 112,7 milhões de euros, correspondendo78,5 milhões a exportações, sendo os seus principais mercados a Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Polónia.

O projeto que deu o prémio – HightTechWrap – dotou a Simoldes de uma unidade de revestimentos de peças termoplásticas, com as tecnologias mais avançadas, tornando possível a diversificação da produção e aumentando a sua capacidade produtiva. “Este prémio deve-se ao investimento que a Simoldes fez numa unidade de revestimento que foi e é essencial para o nosso crescimento”, disse Jaime Sá, CEO da Simoldes. “Estas iniciativas e apoio que dão às empresas é essencial. Esperamos continuar a tê-lo [o apoio] porque o futuro tem grandes deafios que têm muitas necessidades de financiamento”.

AICEP recebe prémio internacional
Em dia de premiar empresas, também a anfitriã foi distinguida. A AICEP recebeu o prémio “Best to Invest Top IPA 2019”, na região da Europa Ocidental, da Site Selection Magazine, publicação da Conway – empresa de consultadoria especializada em investimento direto estrangeiro e market research.

O prémio distingue a AICEP como uma das melhores agências de promoção de investimento do mundo. Luís Castro Henriques recebeu o prémio das mãos de Annika Jostmeier, vice-presidente da Conway, que afirmou ser “uma honra entregar este prémio não só à AICEP, como a Portugal”.

Os prémios “Best to Invest Top IPA” reconhecem o profissionalismo, capacitação, liderança, equipa de colaboradores e o sucesso global das organizações. Entre os critérios que deram este prémio à agência portuguesa, destacam-se a capacidade de resposta a pedidos de informação, técnicos com o melhor conhecimento, acesso a bases de dados de fácil consulta e reputação nos serviços after-care.
Além de ser uma consultora especializada na área do investimento direto estrangeiro, a Conway também apoia agências na promoção de investimento, regiões e cidades na promoção da sua atratividade com vista a captar investimento.

A entrega de prémios contou com a presença de Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Castro Henriques, presidente da AICEP, e foi conduzida por Rosália Amorim, diretora do Dinheiro Vivo, media partner desta iniciativa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
16. Empregados de mesa

Oferta de emprego em alta no verão segura aumento de salários

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)

Marcelo aprova compra do SIRESP. Governo fica com “acrescidas responsabilidades”

draghi bce bancos juros taxas

BCE volta a Sintra para o último Fórum com Draghi na liderança

Outros conteúdos GMG
AICEP distingue empresas exportadoras e investidoras