Alemanha

Alemães com menos rendimentos têm menor esperança média de vida

A esperança de vida dos alemães com rendimentos mais baixos diminuiu fortemente nos últimos dez anos, indicam números do governo federal publicados hoje.

Enquanto a esperança de vida dos alemães com rendimentos médios continua a aumentar, a das pessoas com rendimentos mais baixos passou de 77,5 anos em 2001 para 75,5 anos em 2010, segundo números oficiais, obtidos e publicados pelo grupo parlamentar da esquerda radical Die Linke depois de um pedido por escrito ao governo.

Nos antigos estados da Alemanha de Leste, a diminuição da esperança de vida das pessoas com menores rendimentos – ou seja rendimentos inferiores a três quartos do rendimento médio – ainda é mais pronunciada, ao ter passado de 77,9 anos em 2001 para 74,1 anos em 2010.

O especialista em reformas no seio do grupo parlamentar Die Linke, Matthias Birkwald, sublinhou em comunicado que na Alemanha “o aumento da idade da reforma para 67 anos foi justificado pelo aumento da esperança de vida”.

A Alemanha é o país europeu que tem mais habitantes com mais de 65 anos (20,6%), segundo o Eurostat.

A idade da reforma na Alemanha vai passar gradualmente de 65 para 67 anos, em virtude de uma reforma adoptada em 2007 pelo governo de coligação da época (sociais-democratas e conservadores).

Os números publicados hoje mostram também que apenas 26,4% das pessoas com idades entre os 60 e os 64 anos tinham em Março de 2011 um emprego sujeito a descontos para a segurança social e menos de 19% tinham um emprego a tempo inteiro.

Segundo Birkwald, estes números indicam que o aumento da idade de reforma “não representa senão um grande plano de redução das reformas que atinge antes de tudo os rendimentos mais fracos e os daqueles que têm os empregos mais penosos”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: Leonel de Castro/Global Imagens

Famílias com 12 meses para pagarem rendas do estado de emergência

(João Silva/ Global Imagens)

Papel higiénico, conservas:em 2 semanas, portugueses gastam 585 milhões no super

coronavírus em Portugal (covid-19) corona vírus

140 mortos e 6408 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Alemães com menos rendimentos têm menor esperança média de vida