Turismo

Alemanha quer registar 500 mil dormidas de turistas portugueses este ano

5 alemanha

Em 2018, os portugueses que visitaram a Alemanha representaram 484 mil dormidas. As autoridades germânicas ambicionam uma subida este ano.

O destino Alemanha já não é desconhecido para os portugueses. As dormidas de turistas nacionais naquele país têm vindo a crescer, tendo atingido as 484 mil ao longo do ano passado, avançou o Turismo da Alemanha, em conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, 20 de março.

Para se ter uma ideia, em 2011 – ano em que troika chegou a Portugal – as dormidas de turistas nacionais naquele mercado situavam-se nas 290 mil, o que significa que em sete anos este indicador deu um salto na ordem dos 70%.

“Desde 2011, a Alemanha ganhou notoriedade no mercado português”, afirmou Ulrike Bohnet, do Turismo da Alemanha. “As ligações aéreas, que são boas, de Portugal para a Alemanha – para vários locais” são um dos motivos que ajudam a explicar o aumento das dormidas de turistas portugueses. “Espero que o nosso trabalho dos últimos anos tenha tido alguma repercussão nos media e as pessoas tenham ouvido falar sobre a Alemanha” levando mais turistas a querer conhecer o país.

As expectativas do turismo germânico é que o interesse dos turistas nacionais por aquele país continue a crescer, o que poderá representar um aumento entre 3 a 4% nas dormidas, o que significa que atingem a casa das 500 mil, de acordo com as indicações de Ulrike Bohnet.

Na Alemanha, os portugueses procuram sobretudo os destinos de cidade, com destaque para as regiões da Baviera e de Berlim, seguindo pela Renânia do Norte-Vestfália.

As dormidas dos turistas originários de Portugal na Alemanha representam, contudo, ainda uma pequena fatia. No ano passado, foram registadas 87,7 milhões de dormidas de estrangeiros, o que reflete um aumento de 4,5% face a 2017. A expectativa das autoridades é que, em 2030, se registem mais de 121 milhões de dormidas de estrangeiros.

Alemães em Portugal

Para o turismo nacional, a Alemanha é um dos principais mercados emissores de turistas. Os dados relativos ao mês de janeiro – os mais recentes – mostram que o número de hóspedes germânicos em espaços de alojamento (o que incluiu tanto a hotelaria como o alojamento local) subiram ligeiramente face ao ano passado para um total de 55.564. Contudo, olhando para as dormidas, é notório que ficaram menos tempo. Registaram-se perto de 253 mil dormidas quando, em igual período do ano passado, houve quase 257 mil.

No ano passado, Portugal recebeu quase 15 milhões de hóspedes estrangeiros, dos quais mais de 1,5 milhões eram originários da Alemanha.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Greve de motoristas de matérias perigosas parou o país, em abril. 
(MÁRIO CRUZ/LUSA

Nova greve dos camionistas dia 12. Pré-aviso já foi entregue

Assunção Cristas e Bruno Bobone, na sede da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, nos Restauradores
(ANTÓNIO COTRIM/LUSA)

Cristas apela a empresários para darem mais força à oposição

Assunção Cristas e Bruno Bobone, na sede da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, nos Restauradores
(ANTÓNIO COTRIM/LUSA)

Cristas apela a empresários para darem mais força à oposição

Outros conteúdos GMG
Alemanha quer registar 500 mil dormidas de turistas portugueses este ano