Álvaro Santos Pereira: “Principal problema da economia portuguesa está a ser resolvido”

Ministro da Economia
Ministro da Economia

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, considerou hoje que o principal problema da economia portuguesa é o défice externo e “está a começar a ser resolvido de forma estrutural”.

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, Álvaro Santos Pereira foi questionado sobre a desaceleração das exportações portuguesas prevista pela Comissão Europeia e respondeu que esta decorre do agravamento da situação económica dos mercados da área europeia, que por isso importam menos.

“Eu gostaria, no entanto, de realçar que, se olharmos para os dados entre outubro de 2011 e dezembro de 2011 e compararmos com o ano antecedente, verificamos que o principal problema da economia portuguesa está a começar a ser resolvido de forma estrutural”, acrescentou o ministro, considerando que “o principal da problema da economia portuguesa é o défice externo”.

Segundo Álvaro Santos Pereira, “o que se tem passado nos últimos anos, com especial incidência nos últimos meses, é uma diminuição do ritmo de crescimento das importações, enquanto que o ritmo de crescimento das exportações tem vindo a aumentar”, ou seja, “o rácio entre as exportações e as importações tem vindo a aumentar”.

“Neste momento, a taxa de cobertura das nossas exportações é de cerca de 80%”, referiu. “Temos o maior rácio ou taxa de cobertura das nossas exportações sobre importações das últimas décadas”, assinalou.

O ministro da Economia disse ainda que durante o período de outubro a dezembro de 2011, face a igual período do ano anterior, “o défice da balança comercial baixou em cerca de 2,8 mil milhões de euros”, o que qualificou de uma “redução histórica”.

De acordo com Álvaro Santos Pereira, estes dados comprovam que “o ajustamento externo” da economia portuguesa “já está a ser feito, e está a ser contínuo”, e que esta se tornou “mais aberta ao exterior, mais exportadora”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Uber

UberIceCream regressa mas com a Häagen-Dazs

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. (Fotografia: António Cotrim/Lusa)

Orçamento tem margem para acomodar quaisquer riscos da execução orçamental

casa2

Ikea. O que faz de uma casa a sua “alegre casinha”?

S Pedro da Cova 17/03/2011 - Reportagem com a população que mora junto das antigas Minas de Carvão de S Pedro da Cova sobre a possibilidade das águas dos poços estarem impróprias para consumo.
Aspecto das instalações da mina abandonada.
( Ricardo Junior / Global Imagens ). Minas S. Pedro da Cova

Lucro da mineira Vale cai 30% no segundo trimestre

Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix.  REUTERS/Steve Marcus

Netflix desvaloriza audiências e aumenta orçamento para programação original

Fotografia: REUTERS/Issei Kato

Pedro venceu mais de 500 adversários para aprender a ser CEO por um mês

Conteúdo Patrocinado
Álvaro Santos Pereira: “Principal problema da economia portuguesa está a ser resolvido”